Paróquia Litoral Norte Catarinense

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Ipiranga , 219 Centro
CEP 89240-000 - São Francisco do Sul /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3444-1279
financeiroparoquiasfs@gmail.com
ID: 231

Instalação da Diretoria e Presbitério na Paróquia Litoral Norte Catarinense

Eleição da Diretoria e Instalação do Presbitério em São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul - SC

21/05/2016

Presbitério de São Francisco do Sul - 2016-2018
Diretoria de Balneário Barra do Sul - 2016-2018
Todas as pessoas juntas com o remo do barco e a rede de pesca
A rede que nos une é a Palavra de Deus
Bênção e compromisso assumido!
1 | 1
Ampliar

Eleição da Diretoria e Instalação do Presbitério em São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul-SC

 No final de semana de 21 e 22 de maio de 2016 foram eleitas e instaladas as pessoas que fazem parte da Diretoria e os representantes dos grupos das comunidades para o biênio 2016-2018 nas comunidades da Paróquia Litoral Norte Catarinense,em São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul.

A chapa de cada comunidade foi apresentada durante o culto e instalada com alegria. As palavras da instalação vieram de Lucas 5.1-6, destacando o versículo 4 onde Jesus motiva seus discípulos: “Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e seus companheiros joguem as redes para pescar”. O barco que Jesus nos convida a levar adiante  é a Igreja, onde temos a companhia de pessoas para uma abundante pescaria na sua missão, onde Deus nos usa como seus instrumentos. Como símbolo para este momentos lembramos o remo, um objeto usado nos barcos a remo, onde é necessário a ajuda e o revezamento de diferentes pessoas, assim como deve ser na tarefa de presbíteros/as.

A pastora Cristina também usou o símbolo da rede de pesca, comum nesta região do litoral de SC, onde muitas pessoas já a utilizaram. Foi observado que, para que haja farta pescaria, não basta te rum boa rede ou saber onde está o peixe, mas é necessário saber armar bem a rede, jogá-la ao mar da maneira correta. E esta sabedoria para armar bem a rede, como pessoas que estão no barco da Igreja, provêm da Palavra de Deus, que nos orienta e sustenta em nossa ação como presbíteros/as da Igreja.

Também foram lembradas as palavras de Dietrich Bonhoeffer, onde ele compara a Igreja com o barco: “A igreja, muitas vezes é comparada com um barco. Muitas vezes, a representação deste simbolismo sugere uma grande tranqüilidade. Olhando por este prisma, o pessoal dentro do barco está fazendo um belo passeio, com olhos e corações abertos à beleza da criação, que se pode ver. Sem dúvida a igreja deve ser também esse lugar onde a gente busca tranqüilidade, onde o louvor sai fácil e do qual a gente tem saudade. Igreja como lugar da fraternidade, do abraço, da alegria do encontro... O mesmo símbolo, porém, em outros quadros, é retratado por um barco na fúria das águas, o céu carregado, a vela do barco já em frangalhos, as pessoas com rostos mostrando pânico... As duas ilustrações estão falando da mesma igreja. (...) Igreja no turbilhão dos ventos e das águas não pode esmorecer. Não porque ela é muito forte e heróica, mas porque no barco, em ambas as situações retratadas, está mais alguém:  Cristo, que dá o norte e conhece os caminhos pelo meio da tormenta.”

Assim, com alegria ânimo e disposição, as pessoas foram instaladas nas diferentes funções do presbitério. Desejamos que o Senhor da Igreja, que jamais abandona o Barco, dê sabedoria, força e a certeza de que, confiando nele, tudo poderão vivenciar e transformar, buscando sempre o bem e denunciando o mal.


Autor(a): Pa. Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
ID: 38150

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br