Paróquia Litoral Norte Catarinense

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Ipiranga , 219 Centro
CEP 89240-000 - São Francisco do Sul /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3444-1279
financeiroparoquiasfs@gmail.com
ID: 231

Lançamento da CFE-2016 em São Francisco do Sul - SC

25/02/2016

20160224_113745
20160224_113803
IMG_6288
IMG_6289
IMG_6302
IMG_6294
IMG_6310
IMG_6317
IMG_6320
IMG_6319
1 | 1
Ampliar

LANÇAMENTO DA CFE-2016 EM SÃO FRANCISCO DO SUL-SC


Esta semana foi dedicada ao lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica em São Francisco do Sul-SC. Após duas reuniões de planejamento a Igreja Católica (ICAR) e a Luterana (IECLB) traçaram as ações ecumênicas a serem desenvolvidas na cidade por ocasião da CFE-2016. Outras igrejas foram convidadas, porém não se fizeram presentes nas reuniões de planejamento das ações ecumênicas.
Na manhã do dia 24 de fevereiro o Padre Mário Wojciechosky e a Pastora Cristina Scherer divulgaram a CFE no programa de Entrevistas na Rádio AM 870 de São Francisco do Sul. Foi uma boa oportunidade para explanarmos sobre a Campanha e convidarmos a população para participar das ações ecumênicas e da reflexão que a CFE traz nesse ano com o tema: Casa comum – Nossa responsabilidade, abordando a importância do cuidado com a criação através da busca da implementação completa do saneamento básico em cada lar, em cada cidade.

Os representantes das duas igrejas também estiveram presentes na Câmara de Vereadores em sessão ordinária do dia 25 de fevereiro de 2016, fazendo uso da Palavra Livre. Na ocasião foi possível apresentar os objetivos da CFE – 2016 e motivar o poder público e a população da cidade para desenvolver ações de cuidado e responsabilidade para coma criação divina, especialmente sobre o tema do tratamento de esgoto que atualmente é 0,00% na cidade. Já existem planos para alterar esta situação, pois a cidade é turística e possui uma bela natureza em suas praias e rios, o que nos desafia a cuidar ainda mais deste paraíso que Deus criou e o ser humano com facilidade depreda. Na mesma sessão foi comentado com tristeza o corte de árvores que não são nativas do litoral, porém muito antigas e benéficas por suas sombras no verão. Este fato ocorre na beira da praia de Ubatuba desencadeado por uma determinação judicial de 2008. Enfim, evidenciamos que há muitas ações que nos preocupam em nossa cidade e nos fazem refletir à luz do tema Casa Comum - Nossa Responsabilidade!

Por outro lado há notícias que nos alegram como as ações que já existem na cidade, como coleta seletiva de lixo e reciclagem do mesmo entre outras. A letra do hino da CFE 2016 nos desafia: “Justiça e paz, saúde e amor têm pressa; mas , não te esqueças, há uma condição: O saneamento de um lugar começa por sanear o próprio coração. Quero ver, como fonte o direito a brotar, a gestar tempo novo: e a justiça, qual rio em seu leito, dar mais vida pra vida do povo.”

Chamou-nos a atenção do impacto positivo que causou nossa fala na sessão e todos os vereadores elogiaram a iniciativa bem como nossa postura ecumênica diante da defesa da vida, da justiça e de melhores condições de saneamento básico para todas as pessoas, assim como nos anima o profeta Amós em 5.24.

O vídeo da sessão da Câmara do dia 25/02/16 está disponível em: http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=VideoConsulta&ID=29&


As próximas ações, após a devida divulgação da CFE na cidade, são as celebrações ecumênicas.
No dia 09 de Março – 19h- na Igreja Matriz do Centro – Paróquia Nossa Senhora das Graças.
No dia 18 de Março – 19:30h – Na Igreja Luterana do Centro – IECLB.

Desejamos que as reflexões advindas da CFE-2016 possam transformar mentes e corações e fazer com que as ações do poder público e da população sejam de cuidado, amor, preservação e defesa do direito da vida e justiça para todas as pessoas. Que a paz de Cristo esteja conosco no tempo da quaresma e a cada dia de nosso tempo de vida, motivando para boas ações!

Pa. Cristina Scherer
Paróquia Litoral Norte Catarinense
São Francisco do Sul -SC

 


Autor(a): Pa. Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Área: Ecumene
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 24
ID: 36934

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br