Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Reunião da Presidência com Pastores e Pastoras Sinodais, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras Sinodais e Secretaria Geral da IECLB

10 a 14 de setembro de 2019

14/09/2019

Nossa primeira reunião com a nova Presidência da IECLB e muitas pessoas novas nos diversos cargos nas Secretarias da Igreja e Sínodos. A Presidência preocupada com a organização e gestão da nossa Igreja contratou um profissional na área de Gestão o Sr. Adriano Arthur Dienstmann para analisar nossa estrutura organizacional e este fez uma Palestra sobre o tema. A conclusão que ele chegou foi de que a nossa estrutura é a ideal (Sede Nacional, Sínodo, Paróquia e Comunidade) e a organização é uma REDE de Cooperação Interorganizacional onde as reações são de SOMA, um ganha COM o outro e o objetivo são ganhos coletivos. O que se tem para melhorar é a estrutura de Gestão (áreas funcionais de Operação, Secretaria Geral e Presidência). Investir na formação de lideranças, estratégias e conhecimento de todo processo dentro da igreja. Uma frase que o Sr. Adriano mencionou de Miguel Cervantes “Quando se sonha sozinho é apenas sonho. Quando sonhamos juntos é o começo da realidade.”

A Pastora Presidente Silvia Beatrice Genz pede tolerância, abrir as portas, aprender com a pessoas que pensam diferente. O Pastor 1º Vice-Presidente Odair Airton Braun mencionou que a diversidade na igreja deve ser respeitada e que sempre tenha diálogo com as pessoas que pensam diferente. O Pastor 2º Vice-Presidente Dr. Mauro Batista de Souza cuida da Missão Global, relações internacionais e o Ecumenismo, relacionamento uns com os outros. O Pastor Marcos Bechert (Secretário Geral), cuidar do Planejamento, cuidar de todo o jardim (Genesis 2 - 19 a 20).

Os Presidentes e Tesoureiros(as) Sinodais tiveram um momento de troca de experiências, desafios, alegrias e conhecer um pouco da realidade que é a nossa Igreja dentro deste grande espaço que é o nosso Brasil.

A Pastora Sinodal Vera Lúcia Engelbrecht do Sínodo da Amazônia foi convidada para apresentar e falar sobre o local onde será realizado o XXXII Concílio da Igreja nos 21 a 25 de outubro de 2020 – um grande e belo desafio.

O Presidente do Sínodo Paranapanema Sr. Heinz Egon Lowen foi convidado para falar sobre a função e atribuições que competem ao conselho fiscal e deixou como um desafio instruir e orientar os conselheiros fiscais, de modo que possam desempenhar suas funções de forma assertiva e competente.

O Presidente do Sínodo Vale Itajaí Sr. Adelino Sasse falou como foi desenvolvido e aplicado o planejamento estratégico no seu Sínodo.

Uma outra área que demanda preocupação é a TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação e para assessorar a nossa igreja foi contratado o Sr. Felipe Nardi. Analisar a(s) plataforma(s) que nossa Igreja usa e padronizá-las, pois, são um instrumento para tomada de decisões e estando padronizadas proporcionam um melhor resultado. Um sonho é padronizar toda IECLB, desde a Sede até a comunidade e assim todos os membros. Uma grande rede todos conectados.

Momentos de Informação:- A Secretária do Ministério com Ordenação Pa. Ruth Leonora Musskopf falou sobre a importância do recolhimento, por parte dos Ministros(as), do INSS e por parte dos presbíteros de solicitarem a cópia do recolhimento. O Secretário Executivo do Depto. Financeiro falou sobre os cuidados no preenchimento da declaração do Imposto de renda, Previdência social e Malha fina e o Esocial.

Um momento muito especial e emocionante, finalizando o encontro, foi o Culto com Santa Ceia, as leituras a pregação e a Santa Ceia numa grande roda com todas as pessoas.

O que levo desta reunião – muita motivação, por ver o entusiasmo, a simplicidade, a alegria com que a nossa Pastora Presidente Silvia Genz conduziu toda reunião foi muito gratificante.

Que Deus ilumine todo caminho da nossa IECLB
“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” Salmo – 23
Luís Cláudio Blank – Presidente do Conselho Sinodal Sínodo Sudeste.
“Caminhar juntos”


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br