Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Atualização Teológica no Sínodo Sul-Rio-Grandense

27/04/2021

ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA - 2021
1 | 1
Ampliar

No dia 27 de abril, aconteceu a Atualização Teológica do Sínodo Sul-Rio-Grandense. Levando em conta o contexto da pandemia o encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma do zoom. 

No início do encontro tivemos a meditação baseada no Evangelho de João 15.1-8, texto também previsto no lecionário para a pregação do próximo domingo. Neste texto, Jesus fala aos seus discípulos usando a metáfora da videira. Era comum Jesus usar imagens e exemplos do cotidiano para falar de si e do Reino de Deus. As videiras cresciam por toda a Palestina. Anualmente o agricultor podava a planta a fim de produzir frutos de boa qualidade. Neste contexto Jesus fala que ele é a videira, seus seguidores são os ramos e Deus é o agricultor. A videira tem um tronco principal e vários ramos. Quem produz os frutos não é o tronco, mas os ramos. Porém, os ramos somente poderão produzir frutos se estiverem ligados ao tronco (videira), caso contrário, perdem a sua função e sua utilidade. Que como ramos da videira possamos produzir frutos dignos aos olhos de Deus. 

Em seguida o P. Dr. Wilhelm Sell abordou o tema do encontro: Espiritualidade, comunhão e ser Igreja - Bonhoeffer para os nossos dias. O tema foi baseado no livro de Bonhoeffer: Vidas em Comunhão.  P. Wilhelm lembrou que muitas pessoas se encontram em depressão e vivem com ansiedade por falta de comunhão. Na visão de Bonhoeffer comunhão cristã é comunhão através de e em Jesus Cristo. Só através de Jesus Cristo que chegamos a outra pessoa. Pois como também Paulo afirma: Cristo é a nossa paz. A verdadeira humanidade nunca tem a si mesmo como fim. Mas ela se coloca a favor da outra pessoa. Por isto Bonhoeffer pode dizer que a fé cristã só se dá na relação.  Além do livro Vidas em Comunhão, também refletimos sobre um artigo do filósofo Byung-Chul Han que aborda a questão do teletrabalho, do zoom e a depressão. 

De forma geral, o encontro foi muito enriquecedor e gerou subsídios para a nossa reflexão como lideranças cristãs. Afinal vivemos em meio a polarização política e a divergências de opiniões e informações e para este contexto Bonhoeffer nos convida a voltar o olhar para o Cristo que é a nossa paz.


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense - Pa. Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 62259

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br