Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Desumanização e Coisificação do Ser Humano - Conferência Ministerial

29/09/2020

CM Virtual
CM Virtual
CM Virtual
CM Virtual
CM Virtual
CM Virtual
CM Virtual
1 | 1
Ampliar

Diante da realidade que nos encontramos, com a pandemia que se alastrou pelo covid19, tivemos no dia 29 de setembro a conferência ministerial de forma virtual.

O encontro teve início com uma palavra de meditação trazida pela Pastora Sinodal Roili Borchardt, baseada no versículo bíblico da semana. “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.10-11). O apóstolo Paulo lembra que, com humildade, cada pessoa é convidada a se curvar perante Cristo. O dobrar os joelhos não é apenas um mero ato, mas a expressão de total submissão de todos que se encontram nos céus, na terra e debaixo da terra. 

Em seguida tivemos a palestra do encontro trazida pelo Teólogo, Pastor e Professor Euler Renato Westphal, com o tema: Desumanização e Coisificação do Ser Humano. Prof. Euler enfatizou que sempre de novo devemos refletir qual a compreensão do ser humano? ”A vida como nefesh vivente (Gn 2.7) está relacionada com expressões vitais como fome e sede (Jz 15.18s), o ódio (2Sm 5.8) e o amor Ct 1.7;3.1-3...).” A vida tem a ver com saúde, felicidade e vitalidade. Nefesch traduzido por alma na Bíblia significa vida.

A grande questão que se coloca hoje é a pergunta pela hegemonia. Quem decide e que critérios se usa para aprovar certas práticas? Entendemos que ao ser humano é dada a vida e ele recebe tarefas para guardar esta vida dentro do âmbito da criação. Lembrou ainda que as decisões que serão tomadas num tempo próximo mudarão o andamento da humanidade no futuro. 

Percebemos os muitos desafios que temos como ministros/as da Igreja. Mas, sobretudo, percebemos a importância de continuar anunciando e vivenciando o Evangelho pregado pelo Cristo ressurreto.

Na parte da tarde tivemos a presença da coordenação ampliada, do núcleo do CAPA de Pelotas, composta por Roni Bonow (Coordenador Geral), Fábio Meyer (Coordenador Programático) e Neuza Neuenfeldt (Coordenadora Administrativa). O agrônomo Roni lembrou do surgimento do CAPA nesta região e laçou a pergunta para reflexão: Como seria esta região se não fosse o trabalho do CAPA e da Igreja? Após uma breve apresentação do trabalho do CAPA na região, a coordenação também apresentou a Campanha Cesta Consciente, campanha esta que tem promovido dignidade e sustento para quem produz os produtos, bem como, quem os recebe. O CAPA tem realizado ações que visam fomentar a dignidade e a sustentabilidade das famílias que vivem da agricultura.

O encontro ainda serviu para a troca de informações e avaliações das atividades que são realizadas neste tempo de pandemia.
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br