Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Envelhecimento: Desafios para a Comunidade Cristã

19/10/2019

Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
Fotos do Seminário
1 | 1
Ampliar

No dia 19 de outubro do presente ano, 51 pessoas estiveram reunidas para o Seminário Sinodal do Setor de Visitação, com o tema: envelhecimento: Desafios para a Comunidade Cristã. O encontro aconteceu no salão da Comunidade Reconciliação da Paróquia Trindade de Pelotas.

O presidente do Conselho Sinodal, Sr. Ronaldo Tessmann, saudou a todas as pessoas presentes e, de forma especial, saudou o padre capelão da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e mais duas lideranças da Igreja Católica que participaram do evento. Em seguida tivemos um momento de meditação conduzido pelo Ministro Orientador Teológico do Setor de visitação, P. Edwin Jonas Pinto Fickel, que fez uso da leitura de Gálatas 6.2. Através deste texto as pessoas foram desafiadas a refletir sobre o que significa amar uns aos outros em meio a agitada sociedade onde nos encontramos!

Ainda na parte da manhã, a Pa. Ana Paula Genehr, Coordenadora Geral do Pella Bethânia, abordou o assunto do seminário. P. Ana Paula partiu do conceito que se tem de pessoa idosa e as suas diferentes características. Envelhecimento é um conceito que, embora geralmente identificado com a questão cronológica, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, as características do envelhecimento variam de indivíduo para indivíduo (dentro de um grupo social), mesmo que expostos às mesmas variáveis ambientais. A pessoa idosa também tem as suas necessidades psicológicas, físicas e sociais. A forma como envelhecemos parece estar intimamente relacionada à forma como vivemos, ao sentido que atribuímos à nossa existência, à maneira como nos sentimos perante a vida.

No período da tarde o grupo foi dividido em duas oficinas, sendo elas: Visitação a pessoas idosas - coordenada pela Pa. Ana Paula Genehr e Visitação a pessoas doentes - coordenada pelo bacharel de teologia Tiago Hartvig. Tiago Hartvig, a mais de um ano, está realizando, de forma voluntária, visitas nos hospitais de Pelotas e integra a equipe da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Pelotas, sendo este um trabalho ecumênico de parceria entre as duas Igrejas. 

De forma especial, ainda queremos agradecer a diretoria da Comunidade Reconciliação e seus familiares pelo acolhimento e pelo preparo das gostosas refeições.

 


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense - Pa. Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão com Pessoas Idosas
ID: 53906

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br