Cuidado com a Criação



ID: 2691

Meio ambiente foi tema de mais um dia de intercâmbio entre Nordfriesland e Vale do Itajaí

11/09/2019

.
.
.
.
.
.
.
1 | 1
Ampliar

As questões ambientais e climáticas foram temas do dia 11 de setembro, no intercâmbio promovido pelos sínodos de NordFriesland, pertencente à Igreja do Norte da Alemanha, e Vale do Itajaí, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O arquiteto Pieter Dubbeldam, chefe do Departamento de Construção e Sustentabilidade da igreja anfitriã, compartilhou a experiência com o programa de redução de CO2, com uma preocupação ambiental bem clara nos objetivos. O levantamento das edificações, os gastos e origem dos insumos, o consumo de energia e a mobilidade são pontos importantes deste programa, que pretende chegar em 2050 com emissão 0 de CO2. Alguns exemplos são substituição por veículos movidos a energia elétrica, instalação de captação solar nas edificações e substituição por insumos sustentáveis. Na oportunidade, o grupo brasileiro também expôs as iniciativas nesta área.

A delegação visitou o Nationalpark Wattenmeer, guiados por Jannes Fröhlich, da ONG WWF, que explanou sobre a construção dos diques de contenção do avanço do Mar do Norte em toda a costa oeste alemã. Ele falou sobre os efeitos das mudanças climáticas e o que as organizações governamentais e não governamentais fazem para resolver ou amenizar os problemas na região.

O grupo brasileiro visitou o dique localizado na cidade de Husum/Alemanha, conferiu a estrutura construída ao longo dos anos e pode observar o severo clima que atua na região. Após, foram recepcionados por lideranças locais.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br