Cuidado com a Criação



ID: 2691

Pastor da IECLB está no Sínodo para a Amazônia

08/10/2019

Pastor Nicolau Nascimento de Paiva
Pastor Nicolau Nascimento de Paiva e Papa Francisco
1 | 1
Ampliar


Tem pastor luterano no Sínodo da Amazônia. Natural de Natal/RN, o potiguar NICOLAU DE PAIVA é ministro da IECLB em Belém/PA. Ele é convidado do Papa Francisco para o Sínodo para a Amazônia e é o único religioso luterano brasileiro participando do encontro da Igreja Católica Romana-ICAR em Roma.

O Sínodo para a Amazônia é um encontro de bispos da ICAR, que começou neste domingo dia 6 de outubro, no Vaticano, e deve estender-se até o dia 27 de outubro. Encontro debaterá temas ambientais, sociais e missionários da ICAR, presente nos nove países da região amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. Participam religiosos da região e estudiosos, pessoas ligadas à ONU e integrantes da Cúria Romana. Muitos brasileiros estarão no encontro, no Vaticano, e o pastor Nicolau de Paiva é um deles.

O Sínodo para a Amazônia foi convocado pelo Papa Francisco em 2017 para tratar de estratégias da igreja em atender os povos da região, especialmente os indígenas. Entre os pontos da pauta estão a complexa situação das comunidades indígenas e ribeirinhas (povos isolados), a exploração internacional dos recursos naturais, a violência, o narcotráfico e a exploração sexual dos povos locais, o extrativismo ilegal, o desmatamento e as ameaças à biodiversidade da floresta, o aquecimento global e os possíveis danos irreversíveis na Amazônia e a conivência dos governos da região com projetos econômicos que prejudicam o meio ambiente.

A encíclica Laudato si’, divulgado pelo Papa é o documento mais importante da igreja sobre a pauta ambiental e sua profundidade ajudou a firmar o Acordo de Paris.

Além do tema ambiental da Amazônia, também serão abordados temas específicos da igreja, como a liderança das mulheres, a falta de padres, o diálogo com os evangélicos e outros grupos religiosos.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br