Tempo da Criação 2021: Uma casa para todos? Renovando o oikos de Deus

30/08/2021

 

O Tempo da Criação é a celebração cristã anual de oração e ação pela nossa casa comum. A família ecumênica ao redor do mundo se une para orar e proteger a criação de Deus.

Este tempo inicia em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e encerrará em 4 de outubro.

Neste ano vamos nos unir em torno do tema “UMA CASA PARA TODOS? RENOVANDO O OIKOS DE DEUS.”

Oikos é a palavra grega para “casa” ou “família”. Ao enraizar o nosso tema no conceito de oikos, celebramos a rede integral de relações que sustentam o bem-estar da Terra.

O símbolo deste ano, a tenda de Abraão, simboliza nosso compromisso em salvaguardar um lugar para todos que compartilham nossa casa comum, assim como Abraão fez no Livro de Gênesis. 

Incentivamos você a colocar a tenda de Abraão num jardim local como sinal de hospitalidade para com os excluídos. As igrejas são convidadas a orar com e para os mais vulneráveis de sua comunidade.

A tenda também pode ser colocada nas liturgias ou eventos ao longo do Tempo da Criação, como símbolo da intenção da igreja de criar uma casa para todos.

Participe conosco!

Indivíduos e igrejas são convidados para participar através da oração, de projetos de sustentabilidade, ou de mobilização.

➡ Oração: Organize um momento de oração que una todos os cristãos
para cuidar da nossa casa comum.

➡ Sustentabilidade: Conduza um projeto de sustentabilidade que ajude toda a
criação a prosperar.

➡ Mobilização: Levante a voz pela justiça climática participando ou conduzindo uma
campanha contínua, como o movimento de desinvestimento em combustíveis
fósseis, fim das queimadas florestais, etc.

Esperamos que este Tempo da Criação renove nosso chamado batismal de cuidar e sustentar esta virada ecológica para que todas as vidas possam florescer e todas as criaturas possam encontrar o seu lugar para florescer em nossa casa comum.

Vamos juntos? 

Veja os vídeos e descarregue os arquivos em anexo.

 

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br