Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

13ª Etapa do Curso de Teologia Popular - CTP

Visitação, Morte e Luto

06/07/2019

grupo com Pastor Nilton Herbes
Martin Witter
mudas de Ora-pro-nóbis
plantio da muda
62e0c6e6-7c31-477b-aeb0-f4a17152db4a
1a7f2b9e-7864-4bf0-ad94-3129c29e44e4
1 | 1
Ampliar

13ª Etapa do Curso de Teologia Popular - CTP

Nos dias 6 e 7 de Julho tivemos mais um encontro do CTP (Curso de Teologia Popular). Apesar de ser dias de muito frio nosso encontro foi bem agradável. O professor que nos assessorou nesta etapa foi o Pastor Doutor Nilton Eliseu Herbes da Faculdade EST de São Leopoldo.
Neste encontro os temas abordados foram: visitação, morte, luto e suicídio.
O que é importante para que eu consiga realizar uma boa visitação nas comunidades? Foi uma das perguntas nas quais trabalhamos para aprofundar o tema. Em nossas comunidades é importante ter pessoas preparadas para fazer visitação, principalmente para enfermos e enlutados, para que assim a igreja possa acolher aqueles que sofrem e assim, excercer o amor de Cristo.
Na temática da morte refletimos: Qual a minha experiência com o tema, e como trabalho a pergunta da morte para a minha finitude? Diálogamos que este é sempre um assunto difícil de abordar, porém como igreja precisamos acompanhar e estar ao lado daqueles que estão enfermos.
No tema luto, também partimos de algumas perguntas que nos fizeram entender melhor esse processo de como são as fases do luto. Foi um tempo especial, onde muitos dos alunos presentes puderam testemunhar, sobre como foi esse momento dolorido, e também a superação. Tempo esse que contribuiu muito para compreensão das fases do luto. Nos dias atuais muitas pessoas já não se permitem mais passar por esse processo do luto. E ao negligenciar essa etapa da vida, acabam buscando ajuda em medicamentos, e assim não sentem e não se permitem passar por todo o processo de cura de uma forma natural. Concluímos este tema com uma frase interessante: Luto é um sentimento que não deve ser medicado.”
E finalizando a tarde de sábado tratamos ainda do tema sobre suicídio. No período da noite assistimos um filme chamado “ A Partida” no qual tratou sobre o cuidado com o corpo depois da morte.

Domingo pela manhã tivemos um culto realizado pelas cetepistas Anelori e Magali da Paróquia de Erechim, que tiveram como base para pregação o livro de Gálatas 5.7-16. Logo após o culto tivemos uma palestra com o agrônomo e assessor técnico do CAPA Erexim, Martin Witter. O tema abordado foi Agroecologia e os desafios para uma agricultura e vida sustentável. Martin nos fez refletir sobre a importância de cuidar da terra para que também tenhamos uma alimenteção saudável. Pois comida boa depende do solo saudável. Trouxe toda problemática da questão do uso de agrotóxicos, do agronegócio e as dificuldades dos pequenos agricultores em manter uma agricultura orgânica. Como igreja temos responsabilidades em zelar da boa e bela criação de Deus.
E assim finalizamos mais uma etapa do CTP. Agradecendo ao Pastor Sinodal Jair que nos fez uma visita durante o sábado e a nossa assessora e Diácona Cátia Berner que sempre nos auxilia.

“Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que embora estivéssemos mortos por causa dos nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos”. Efésios 2.4-5

Cetepista Lilian Maria Feiock
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br