Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Blumenau Centro inicia restauro de templo centenário e cartão-postal da cidade

06/07/2021

Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
Restauro Blumenau Centro
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Luterana Blumenau Centro assinou contrato com a construtora Hahne para início do restauro da Igreja do Espírito Santo, no centro histórico de Blumenau/SC, em uma cerimônia no dia 06 de julho. Os reparos devem começar imediatamente com a montagem do canteiro de obras.

Na primeira etapa os trabalhos vão se concentrar no telhado e na torre da edificação que tem 144 anos de história. Antes disso, o órgão de tubos da igreja será desmontado e guardado para evitar danos e posterior restauração.

Os dois grandes vitrais que estão ao lado do altar serão recuperados. Eles estão abaulados e correm o risco de ter os vidros quebrados. Os vitrais serão desmontados e as peças, levadas para o Rio de Janeiro, onde serão recuperadas.

O pastor Milton Jandrey informa ainda que a segunda etapa abrangerá obras na parte externa e interna do templo e que o serviço é necessário para preservar as características originais da edificação e garantir a segurança de membros e visitantes.

Durante as obras da primeira fase a igreja permanecerá fechada por, pelo menos, cinco meses. Nesse período as celebrações serão realizadas no salão paroquial, que recebeu melhorias para receber a comunidade.

Patrimônio Histórico
A Igreja do Espírito Santo é tombada desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Fundação Catarinense de Cultura desde 2002. É parte importante do patrimônio histórico nacional e estadual, além de ser uma das mais belas edificações erguidas no período colonial de Blumenau. A igreja de estilo neogótico, com planta octogonal, foi projetada pelo arquiteto Henrich Krohberger.

O projeto de restauro foi elaborado pela arquiteta Rosália Wal e tem aprovação da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Por meio dela empresas podem doar parte do imposto de renda devido para que a igreja seja recuperada.

Doações
A Comunidade Luterana está autorizada a arrecadar até R$ 4,3 milhões por meio da lei de incentivo. Já foram arrecadados R$ 2,5 milhões. A comunidade também se organizou para promover uma campanha de arrecadação com os membros.
 


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 63597

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br