1 Coríntios 1.1-9 - 2º Domingo Após Epifania - 19/01/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

19/01/2020

19/01/2020 - 2º DOMINGO APÓS EPIFANIA
Pregação: 1 Coríntios 1.1-9; Leituras: Isaías 49.1-7 * Salmo 40.1-11 * João 1.29-42
Miss. Rafael Carneiro – Paróquia de Matupá


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia amada comunidade! Acolho vocês com as palavras de Is 49.6 onde lemos “O Senhor me disse: você não será apenas o meu servo que trará de volta os israelitas que ficaram vivos e criará de novo a nação de Israel. Eu farei também com que você seja uma luz para os outros povos a fim de levar a minha salvação ao mundo inteiro”. Ser luz para as nações era missão do Servo de Deus, termo que o profeta usa para se referir a Jesus Cristo. Por isso, na certeza de um Deus que vem ao nosso encontro hoje, que possamos cultuar. Como você chega hoje pra este culto? Talvez parece que a luz a tempos não tem brilhado na sua vida, quem sabe o que você tem experimentado nos últimos tempos é o escuro da dor, do cansaço, da doença, da saudade, etc. Jesus é a luz que deseja transformar a tua vida. Você quer? Então venha e traga o seu ser à ele, e permita ser tocado por ele.

Você visitante em nosso meio, seja bem-vindo. Queira se sentir bem acolhido entre nós e que Deus te abençoe muito!

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – O nosso encontro vai ser abençoado

SAUDAÇÃO
Nos reunimos aqui no nome do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Deus Trino

CONFISSÃO DE PECADOS
Esteja por um instante em silêncio e que neste momento possamos perceber a nossa pequenez diante da grandeza do nosso Deus, a nossa dificuldade de admitir que os caminhos Dele são melhores do que os nossos. A nossa tendência à vida em “pé de guerra” seja em casa no trabalho ou em outros ambientes; a nossa vulnerabilidade ao vício que percebendo ou não, que corrói a nossa alma; ao olharmos para o nosso coração – centro da nossa vontade – vemos sujeira. Por isso, que confessemos os nossos pecados a Ele (anunciar que a comunidade faça sua confissão individual).

ANÚNCIO DO PERDÃO
Você que tem confessado o seu pecado em sinceridade de coração saiba que Ele é fiel e justo para perdoar pecados. Por isso em nome Dele os seus pecados estão perdoados, vá em paz na intenção de não mais cometê-los. Amém


ORAÇÃO DO DIA
Oração do Dia

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 40.1-11
2ª Leitura Bíblica: João 1.29-42

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – A tua palavra

PREGAÇÃO
LEITURA BÍBLICA DE 1 CO 1.1-9
A. Esta é a parte introdutória do livro, ela se divide em duas partes: a introdução e a gratidão a Deus pela vida dos coríntios. Ao lermos este início O Apóstolo Paulo afirma estar em constante gratidão à Deus pelo fato de que os Coríntios, igreja à qual ele endereça esta carta, receberam Jesus Cristo e o adoram. Segundo Paulo, os Coríntios daquela comunidade 1) receberam a graça de Deus do evangelho e 2) estão enriquecidos porque Cristo Jesus derramou sobre eles mais diversos dons espirituais.
B. Contudo, se você for olhar atentamente de modo geral a carta à igreja de Corinto você percebe que esta comunidade apresentava muitos problemas. A sequência do texto que lemos já trás um destes, quando o Apóstolo pede que parem de dividir a igreja em ideologias, pois Cristo e seu evangelho é o que une a igreja e ele não é uma ideologia.
C. Paulo tem autoridade, não só por ter convicção e ser claro o seu chamado ao apostolado, mas também porque viveu entre os coríntios durante dezoito meses (At 18.10). Ele conhece a cidade, e sabe que se trata de uma cidade materialmente próspera mas moralmente corrupta. Ele têm um raio X da região na cabeça, sabe que a igreja está localizada num ambiente de grande adoração a falsos deuses e depravação humana em relação à prostituição e homossexualismo pelas ruas.
D. Por isso mesmo ele precisa frisar a respeito de seus ouvintes que eles estão em Cristo e por isso foram tornados santos. Ser santo significa que tomaram posição de relacionamento com Cristo, e em conseqüência a isso é obra progressiva a partir de agora que o Espírito de Deus derrame sobre eles toda riqueza de sua graça; a força para o testemunho perante a sociedade e também os dons espirituais dos quais a comunidade necessita para impactar primeiro o seu interior e consequentemente os de sua volta.
E. Isso não é por causa a princípio do procedimento deles, mas pelo seu relacionamento com Cristo. Por isso a carta do Apóstolo Paulo vem como renovação da boa notícia de cristo que é o evangelho. Tanto para os coríntios quando para nós hoje.
F. Sim somos chamados a evangelizar lá fora, mas primeiro temos que permitir que o evangelho faça morada em nossos corações! Como está o Evangelho no seu coração? O Apostolo Paulo deseja reavivar os corações com a pregação do evangelho.
G. Evangelho = “Boas Novas” Evangelizar = “Transmitir as Boas Novas” Pv 11.30; Tg 5.19-20
1. O evangelho é uma boa notícia, não um bom conselho: O evangelho não é fundamentalmente um modo de vida. Não é algo que fazemos, mas que foi feito por nós e ao qual devemos responder.
2. O evangelho é uma boa notícia que anuncia que fomos resgatados ou salvos: Do quê? De que perigo? Fomos resgatados da “ira de Deus que virá” no fim dos tempos (1 Ts 1.10). Deixamos de nos relacionar com Ele; nosso relacionamento com ele foi rompido. E por causa do pecado humano a maldição de Deus recai sobre toda a criação.
- Por estarmos separados de Deus estamos separados psicologicamente de nós mesmos, sentimo vergonha e medo
- Por estarmos separados de Deus, também estamos socialmente separados uns dos outros, nossos relacionamentos não são perfeitos e é sempre possível vida de briga e pé de guerra
- Por estarmos separados de Deus estamos separados da própria natureza, e assim experimentamos sofrimento, trabalho árduo, degeneração física e morte.
3. O evangelho é a notícia sobre o que Jesus fez para restaurar o nosso relacionamento com Deus: Ele fez isso se declarando culpado em nosso lugar, assumindo a nossa culpa mesmo não tendo pecado. O evangelho não diz respeito ao que fazemos, mas o que foi feito por nós; mesmo assim, o evangelho resulta em um modo de viver completamente novo mediante a alegria e gratidão.

A. Assim como os coríntios nós precisamos de renovação pelo evangelho na nossa igreja, nos nossos dias! Nós precisamos da renovação do evangelho nos nossos corações! Nós precisamos ser lembrados de que “fomos enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento” (Vs 5)
B. A renovação pelo espírito não é somente para aqueles que estão fora da igreja, porém também para os de dentro da igreja. Alguns precisam se converter da descrença notória publicamente; outros perceber para sua própria surpresa que nunca haviam se convertido de verdade e existe também aqueles que necessitam sentir sua estagnação espiritual.
C. Se não for assim, nós trabalhamos, ajudamos pessoas, nos envolvemos com a sociedade porém perderemos o principal, que é o evangelho. Ou seja a razão de todas as coisas. Ao comentar a “verdade do evangelho” (Gl 2.5) Lutero afirmava que o evangelho é o “artigo principal de toda doutrina cristã”.
D. Que possamos abrir nosso coração para o evangelho e para as palavras de Paulo, elas servem para nós, elas devem organizar nosso mundo interior individual para que depois possamos nos comprometer com a renovação coletiva, que é também verdadeira obra da igreja.
Que Deus nos ajude. Amém

CONFISSÃO DE FÉ
Diante disso tudo, te convido a expressar em palavras e de todo coração aquilo que cremos.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Qual barco singra pelo mar


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor sobre todos nós levante a Sua face e nos dê a sua paz!

ENVIO
Temos recebido de Deus, que possamos ao sair compartilhar com os outros. Vamos na paz do Senhor! Amém

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Ontem, hoje e para sempre


Autor(a): Missionário Rafael Fernando de Oliveira Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 54842
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br