A noite está findando

Comentário e reflexão

23/11/2016

HPD 03 – A noite está findando

• Letra original em alemão “Die Nacht ist vorgedrungen” – de Jochen Klepper, para época de Advento

• Tradução: Lindolfo Weingärtner

• Melodia: Johannes Petzold (1939)

Jochen Klepper criou a poesia “A noite está findando” em 18 de dezembro de 1937, como ele pessoalmente anotou em seu Diário. No ano de 1938 foi publicado em Kyrie. Geistliche Lieder, sob o título de “Canção de Natal”. Já no ano seguinte Johannes Petzold compôs a melodia.

O conteúdo do hino está baseado na passagem bíblica de Romanos 13,11-14: E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais da carne em suas concupiscência.

Além disso aparecem nesse hino uma série de termos que o autor encontrou nas Escrituras Sagradas, como p. ex.: Mat.2,9-10: “estrela de Belém”; Salmo 30,5 “chorar”. Ajude a encontrar outros: Hebreus 1,6+14; Filipenses 2,7; João 5,24; Isaias 11,2.

O autor descreve seus dias (1933-1945) como época escura, em agonia , com choro, trevas, desespero, dor e angústias incontáveis. Mas ele não desespera. Pelo contrário, ele sabe ao mesmo tempo que a noite está findando; a estrela de Belém traz nova esperança. Por isso somos convocados Erguei a voz, louvando (1ª estrofe).

As 2ª e 3ª estrofes referem-se especialmente ao maravilhoso acontecimento da Noite de Natal e às ricas bênçãos que a Criancinha de Belém trouxe às pessoas que nela confiam.

Com a 4ª estrofe somos lembrados da estrela-guia que mostrou o caminho certo aos Magos do Oriente. Do mesmo jeito Jesus brilha em nossa vida como luz em noite e escuridão aos que nele confiam.

Não obstante, a 5ª estrofe descreve a escuridão como sendo o lugar de nossa habitação. Ali Deus quer estar próximo aos aflitos e confortar-nos com sua luz. Pouco tempo antes de compor esta poesia Jochen Klepper (devido a difamações e impedimentos de publicações de obras de Klepper da parte da Reichs-Schrifttumskammer por causa da origem judaica de sua esposa) anotou o seguinte pensamento: “...acontece por causa de Hanni. Não acredito em ações. Deus não quer habitar na escuridão, e a escuridão pode ser vencida somente pela oração.”

Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Die_Nacht_ist_vorgedrungen#cite_note-1

.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 3. A noite está findando
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 40326
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br