Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Protegendo a sua Igreja - Efésios 4.3 - Pastora Argéli Karsburg - 30 de janeiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

30/01/2021

Que a paz de Deus te visite neste dia. Amém.

Você sabe proteger sua igreja?

Você que é membro de comunidade é chamado e chamada a fazer o possível para preservar a unidade, proteger a comunhão e promover a harmonia em sua igreja, como nos ensina Efésios 4.3 “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.

Mas como fazer isso?

1. Concentre-se no que temos em comum, não em nossas diferenças: quando nos concentramos em personalidades, preferências, interpretações, estilos ou métodos, a divisão sempre acontece. Deus deseja unidade não uniformidade.

2. Seja realista em suas expectativas: precisamos aprender amar nossa igreja, apesar de suas imperfeiçoes. Ansiar pelo ideal enquanto critica o real é evidência de imaturidade. As pessoas ficam desiludidas com a igreja por razões compreensíveis, conflitos, mágoas, hipocrisia, negligência, mesquinharia e por aí vai. É importante lembrar que a igreja é formada por pessoas pecadoras e não por pessoas perfeitas. Se a igreja tiver que ser perfeita para satisfazer você, essa mesma perfeição irá impedir você de fazer parte, pois você não é uma pessoa perfeita.

3. Prefira incentivar a criticar: é sempre mais fácil ficar de lado jogando pedras do que se envolver. Criticar o trabalho que uma pessoa faz pela sua convicção de fé é interferir nos assuntos de Deus. Em Romanos 14.4 lemos “Que direito você tem de criticar o servo de alguém? Somente Deus pode decidir se eles está fazendo o que é certo”.

4. Recuse-se a dar ouvidos a fofocas: ouvir fofoca é o mesmo que receptar mercadoria roubada, faz você igualmente culpado pelo crime. Você sabe que espalhar fofocas é errado e se quiser proteger sua igreja não dê ouvidos a elas. É triste constatar que no rebanho de Deus, as maiores feridas sejam causadas por ovelhas e não por lobos.

5. Pratique os métodos de Deus para a solução de conflitos: Em Mateus 18.15-17Jesus ensina à igreja um processo simples para resolução de conflitos divido em três partes.

6. Apoie seu pastor/ sua pastora e demais líderes: não existe líder perfeito, mas Deus concedeu responsabilidades e autoridade aos líderes para que mantenham a unidade da igreja. Em I Tessalonicenses 5.12-13 lemos: “ Agora, amigos, pedimos que vocês honrem seus líderes que trabalham arduamente por vocês , a quem foi dada a responsabilidade de encorajar e orientar vocês na obediência. Tenham toda consideração e amor por eles”.

Desafio você a aceitar a responsabilidade de proteger sua igreja. Empenhe-se com todas as suas forças. Deus certamente irá se agradar disso. 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br