Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

Domingo de Páscoa - Culto 04/04/2021 Paróquia Bom Samaritano Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line Marcos 16.1-8

03/04/2021

Culto da Páscoa (5)
Culto da Páscoa (2)
Culto da Páscoa (6)
Culto da Páscoa (4)
Culto da Páscoa (3)
Velas de Páscoa
1 | 1
Ampliar


É verdade! O Senhor ressuscitou. Deus o coroou de glória e grandeza; tem colocado sob os seus pés tudo quanto existe.

Pregação baseada em Marcos 16.1-8
A cada nova notícia que vemos ou escutamos, a morte está a ali, a espreita. Podemos escutar a cada dia o número de pessoas que faleceram por Covid-19. Parece que esta situação veio para ficar. Assim também, era na época de Jesus. Parece que a morte tem a última palavra. As pessoas morriam e somente restava levá-las ao cemitério. Mas, Jesus começa a modificar essa suposta certeza ao acordar do sono à filha de Jairo ou quando demora em voltar para à casa de Lázaro e ele já quatro dias morto é chamado de novo para a vida. Jesus redefine os conceitos de vida e morte.
No evangelho de hoje, parece que a vida continua, pelo menos a vida daqueles que permaneceram vivos. E justamente porque a vida continua, é que as mulheres recebem com surpresa a notícia de que o Senhor está vivo. Quem não ia ficar surpreso em uma situação semelhante? Como não se atemorizar se elas iam terminar de arrumar o corpo do defunto e não o encontram, ao contrário encontram um jovem que diz: “o morto não está mais morto”. Dá para acreditar? No caso de Marcos, o evangelista, as mulheres simplesmente fugiram porque estavam morrendo de temor.
Nós como pessoas seguidoras de Cristo, assim como também cristãos e cristãs do mundo inteiro, paramos tudo para comtemplar a mensagem do Cristo ressuscitado. Nós acompanhamos com os olhos da fé aquelas mulheres três mulheres que foram ao túmulo muito cedo e com os discípulos olhamos para o mesmo lugar onde fora colocado o corpo de Cristo. Também a nós é dito de forma séria e verdadeira: “Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está aqui; vejam o lugar onde o tinham colocado”. Ao contemplar o relato da ressurreição, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo para encontrar novas ideias que nos capacitem para termos esperança.
O culto da Sexta-feira não terminou, mas teve uma pausa. Na sexta-feira, sentimos que Cristo sentiu com a cruz. Naquela primeira sexta-feira, as pessoas discípulas de Jesus viram ele morrer. Uma pedra fora colocada para selar o sepulcro, querendo selar a esperança que se esvaiu. Mesmo que Cristo tivesse assegurado que ressuscitaria, as pessoas perderam a esperança. Será que para nós, toda esta situação da pandemia não é como uma pedra que não nos permite ter esperança?
Cedo no domingo, as mulheres indo ao sepulcro estavam tristes, confundidas e afligidas. Lá receberam a notícia que modificou seu estado. Mas mesmo assim, elas não a conseguiram absorver tão rapidamente. E agora o que fazer com essa notícia? Aquelas mulheres num primeiro momento tiveram medo, mesmo assim a sua vida fora transformada. A tristeza virou alegria. Jesus em verdade havia ressuscitado! O sepulcro estava vazio.
A boa notícia da ressurreição de Cristo e da vitória sobre o pecado e a morte não pode ser detida. A fé em Cristo termina derrubando todos os temores e as dúvidas. A Páscoa proclama a vida para toda a humanidade. A vitória vem porque Jesus derrota o pecado e a morte. As pessoas estão libertas pela fé para vivermos hoje e sempre.
Ao contemplar a ressurreição de Cristo, são afastadas as pedras da aflição humana, são afastadas as fragilidades como doença, pobreza, fome, apatia, a falta de moradia e a crise da saúde que vivemos. Tudo aquilo que nos impede experimentar a plenitude da vida. Olhando a ressurreição de Cristo podemos ter a capacidade de enfrentar forças e principados como o extremismo religioso, a corrupção, as drogas, a falta de empatia, a crise ecológica, a violência doméstica ou de gênero, o abuso infantil, a discriminação racial e tantos outros impedimentos que se colocam no caminho da verdadeira liberdade, da verdadeira justiça, da verdadeira paz.
Que a mensagem do Cristo ressuscitado seja fonte de consolo e esperança para todas as pessoas. Especialmente aquelas que hoje se sentem fragilizadas.
Assim como um anjo disse para aquelas três mulheres vão rápido e contem para os discípulos que tem ressuscitado de entre os mortos, que nós possamos também hoje contar a história de vida neste mundo tão machucado e que possamos levar o bálsamo que cura as feridas. Que nós, que sabemos sobre a Páscoa, possamos compartilhar esta mensagem tão bela: Em verdade Cristo ressuscitou, Deus teve compaixão da humanidade!
Louvado seja nosso Deus!
 

Bênção e envio
Que Deus nosso Pai lhe ressuscite de todas as situações, sentimentos e histórias que lhe sepultam no mundo da morte;
que Jesus Cristo lhe traga à vida e à esperança e se mostre no jardim dos seus sonhos e compromissos e
que o Espírito Santo lhe impulsione e guie a caminhar junto com os filhos e as filhas de Deus nos caminhos de Cristo neste mundo.
Recebam a benção do ressuscitado, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vão em paz. Anunciem a todos que Cristo venceu a morte. Cristo ressuscitou!
Demos graças a Deus por isso.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br