Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

Para que serve a lei de Deus? - Culto 29/08 Paróquia Bom Samaritano Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line Deuteronômio 4.1-2, 6-9

28/08/2021


Pregação baseada em Deuteronômio 4.1-2, 6-9

   Um dia desses li um pensamento interessante no Facebook: “Quer que um adolescente faça algo, diga para ele que não o pode fazer”.
   Um dos usos da lei é mostrar justamente o que não deve ser feito. A lei pode ser vista como aquela que restringe a liberdade. Não faça isso, não faça aquilo. Dessa forma, a lei parece ser uma camisa de força que nos segura contra a nossa vontade. Mas, se vista desde outra perspectiva, a lei pode permitir proteger a nós mesmos, as pessoas ao nosso redor e até a criação inteira. Assim, a lei é uma camisa de força contra a nossa própria loucura. Nem sempre gostamos de ser limitados, mas, para o nosso próprio bem, às vezes, limites tem que ser indicados.
   Em verdade, existem leis injustas, como a do Apartheid na África do Sul, a que permitiu o holocausto judeu ou a escravidão no Brasil. De jeito nenhum refiro-me a essas leis, meu foco está sobre aquelas leis como a CLT, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas sim, querem o melhor para as pessoas e a sua convivência.
   Também, li um outro pensamento que dizia assim: “A mesma água quente que endurece o ovo, amolece a cenoura. A diferença não está fora, mas no interior”. Essa ideia reflete também como nós chegamos até às leis e como o seu agir afeta a cada um, cada uma de nós. Uma lei justa pode ser vista como ruim por alguém que de forma maldosa quer machucar o próximo. Assim, os direitos humanos viraram palavrão para alguns e a proteção das crianças como uma desfeita sem medida. Devemos discernir qual é o espírito da lei e quem está questionando. Precisamos analisar para depois justificar ou não o mal-estar apresentado.
   É como acontece com os Dez Mandamentos, para nós um clássico em questão de lei. Se observarmos estão cheios de não. Na versão que a IECLB usa, somente dois mandamentos excluem a palavra “não”, nos outros oito sempre têm um “não” escrito. Assim, se quisermos poderíamos ver essa lei como algo totalmente negativo, pedagogicamente errado. Talvez, seria por isso que Martim Lutero ao apresentar a sua explicação para cada um deles indicou que em verdade existem coisas que devem ser evitadas, para nosso próprio bem. Mas, principalmente existem outras questões que definitivamente deveriam ser feitas. A lei de Deus pode tolher e limitar. Mas principalmente, a lei divina quer preservar a vida, dar uma oportunidade para que cada criatura deste mundo tenha uma vida digna.
   Lutero também sabia, por experiência própria, que não conseguiria de jeito nenhum cumprir cem por cento a lei de Deus. Por isso, ele explicou o Terceiro Artigo do Credo Apostólico assim: Creio que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com os seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé... Lutero se conhecia e conhecia as pessoas muito bem e, por isso, reconheceu que em verdade o Espírito é um presente de Deus que nos ajuda termos uma melhor existência. No texto de Deuteronômio ouvimos aquele convite: ouçam, cumpram, vivam. Através do Espírito Santo podemos prestar atenção a esse convite.
   Muitas vezes, escutei a mesma pergunta ao me apresentar como pastor: O que proíbe a sua igreja? E as pessoas ficavam supressas ao responder: a fé cristã não consiste em proibições, ao contrário é saber que Deus nos permite cuidar a nossa vida e a vida das outras pessoas. A lei de Deus serve para o cuidado. Em amor me cuido, cuido ao próximo e à criação de Deus, porque Deus nos quer dar vida e vida em abundância. Que nunca nos esqueçamos disso. Amém.

Bênção
Que Deus te abençoe quando ofertas e quando és uma pessoa agraciada!
Que Deus te abençoe quando amas e quando és uma pessoa amada!
Que Deus te abençoe quando choras e quando estás alegre!
Que Deus te abençoe quando aprendes e quando ensinas!
Que Deus te abençoe quando tens dúvidas e quando desafias!
Que Deus te abençoe quando estas sem forças e quando transbordas de energia!
Que Deus te abençoe quando proporcionas paz a ti e a todas as pessoas que estão ao teu redor!
Que Deus Pai, e Filho e Espirito Santo te abençoe. Amém.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 64139
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br