Capela Luterana



ID: 2547

Liturgia Diária | De 15 a 21 de Maio de 2022

Semana do 5º Domingo de Páscoa

14/05/2022

 

Acenda uma vela
e respire fundo 5 vezes

 

Introito:
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como no princípio era, agora e sempre.

 

Oração de Confissão:
Senhor, quantas vezes nos negamos a ver o teu amor que está bem diante dos nossos olhos. Tu te revelaste a nós na horrível morte de Jesus Cristo, teu Filho Amado, e na amabilíssima notícia da ressurreição. É ali que o Senhor mostrou a nós quem és. Mesmo assim, nosso coração se inclina a seguir seus próprios caminhos, esquecendo-te do teu amor. Tem compaixão, ó Deus.

 

Kyrie (tem, Senhor, piedade):
Em meio a tudo isso, a escuridão no coração do ser humano o leva a agredir ao seu próximo e à tua boa Criação, mesmo que em Jesus também a Criação já tenha sido redimida. Por isso, pedimos que reveles a tua misericórdia em meio aos sofrimentos do mundo presente. Tem compaixão, ó Deus.

 

Oração do Dia:
Agradecemos que nos revelaste Jesus Cristo, o Verbo vivo, a tua Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Abençoa, ó Senhor, que através da leitura bíblica e meditação deste dia, eu e minha família sejamos encontrados pela revelação de teu Filho. Ajude-nos também a respeitarmos o mistério daquilo que não compreendemos. Isso, ó Pai, nós te pedimos em nome de teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, hoje e para sempre. Amém.

 

Leituras Bíblicas:

15/05 Domingo Atos 11.1-18 / João 13.31-35
16/05 Segunda-feira Jonas 1.1-16
17/05 Terça-feira Jonas 1.17-2.10
18/05 Quarta-feira Jonas 3.1-10
19/05 Quinta-feira Jonas 4.1-11
20/05 Sexta-feira Gálatas 1.1-9
21/05 Sábado Gálatas 1.10-24

 

(Obs.: você pode substituir as leituras diárias previstas pela leitura do devocionário que você já usa).

 

Refrão:
“Aleluia cantem os que conhecem o Senhor; os que amam Jesus, o Senhor; aleluia cante quem o Cristo chama e de coração a ele se submete. Bem-aventurado! Creia-me: finalmente nas alturas, sem pecado o louvarás.” – (Joaquim Neander, Senhas Diárias 15/05/2022).

 

Reflexão pessoal:
Reflita sobre o texto bíblico ou do devocionário lido, saboreando da Palavra e meditando nela.

 

Oração:
Faça uma oração pessoal ou a que está no seu devocionário diário.

 

Bênção:
E assim, que tua bênção e teu amor me acompanhem neste dia. Amém.

 

respire fundo 5 vezes
e apague a vela.

 


Como usar a Liturgia Diária? A LITURGIA DIÁRIA é uma liturgia que você pode adaptar ao seu momento devocional, sendo usada de Domingo a Sábado. Em cada edição, um grupo fixo de orações e reflexões teológicas é selecionado para acompanhar diferentes textos bíblicos. A repetição das partes permite que a Palavra se desdobre e fale dia após dia mais fundo em nossos corações. Você pode usar a LITURGIA DIÁRIA em três ou mais modalidades:
.
1) No centro da LITURGIA DIÁRIA está a Bíblia. Nós sempre indicaremos os trechos na postagem de acordo com o antigo devocional pietista “Senhas Diárias” (“Die Losungen”, no original alemão), pois seguem uma sequência lógica de textos bíblicos, relacionados entre si;
.
2) Caso já possua um devocionário que você curte, é possível usar a LITURGIA DIÁRIA como “moldura” para esse material. Para isso, basta substituir o texto bíblico indicado das Senhas pela leitura do texto bíblico e reflexão do seu devocionário;
.
3) Você pode adaptar a liturgia de diferentes maneiras. Exemplo: você pode usar a LITURGIA DIÁRIA de manhã com a leitura bíblica indicada pelo devocionário e à noite repetir a LITURGIA DIÁRIA lendo o texto bíblico indicado na imagem. Ou pode incluir músicas entre as partes da liturgia. Seja criativo(a)!

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas redes sociais ou pelo email teoligado@gmail.com.

Texto: P. William Felipe Zacarias – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS
Diagramação: Teoligado – Blog e Podcast

Página na web: www.teoligado.com.br
facebook.com/teoligado
instagram.com/teoligado.com.br

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Liturgia Diária 20220515-21.pdf


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Área: Espiritualidade / Organismo: Capela Luterana
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 67021
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br