Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Agosto - 2022

12/08/2022

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA

Agosto de 2022 

Cantem de alegria as árvores do bosque, na presença do Senhor, porque vem julgar a terra. (1 Crônicas 16.33)

Quem ainda não sentiu a gostosa sensação de cantar de alegria? Cantar de alegria faz muito bem, e é um ato que podemos exercitar também nas “pequenas” alegrias da vida. O lema bíblico para o mês de agosto é um convite para as árvores: cantem de alegria as árvores do bosque! O motivo para essa alegria é que Deus vem julgar a terra, e as árvores estarão na presença do Senhor.

Ao olhar o contexto do lema do mês, percebemos que o convite é mais amplo: alegre-se o coração dos que buscam o Senhor, alegrem-se os céus, e a terra exulte, ruja o mar e a sua plenitude, alegre-se o campo e tudo o que nele há. Não é somente o coração humano que sente alegria. Toda a criação divina pode ter este sentimento na presença do Senhor, o Criador de todas as coisas.

O convite para o louvor de toda a criação lembra que nós, seres humanos, somos apenas criaturas. Não somos os únicos seres viventes do Planeta e não somos independentes do ciclo vital. Vivemos em interdependência! Também não somos a “coroa da criação”, que pode fazer o que bem entender. O ser humano é criado à imagem de Deus, com a responsabilidade de cuidar da criação divina.

Por causa do pecado humano, “toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias” (Romanos 8.22). A criação divina não pode mais cantar de alegria, em virtude da devastação e da morte que vem sofrendo. No último dia 27 de julho, a humanidade consumiu os bens naturais que poderia utilizar ao longo de todo o ano. Neste dia, esgotamos os recursos que os ecossistemas naturais podem renovar ao longo do ano. Por este motivo, a data é chamada de “Dia da Sobrecarga da Terra” ou “Dia do Esgotamento da Terra”. A cada ano, esta data é antecipada.

As árvores cantarão quando o Senhor julgar a terra. Em júbilo estarão também as outras criaturas, porque Deus vai restaurar o equilíbrio e a paz na criação. O julgamento trará alegria, porque é juízo de misericórdia em favor de quem sofre. Se estamos fazendo gemer a criação divina, precisamos de arrependimento para que o julgamento divino não se manifeste na forma de juízo condenatório. Além do arrependimento, é necessário repensar e transformar ações, hábitos, modos de consumo e de produção, que são prejudiciais à criação divina.

A Juventude Evangélica da IECLB está realizando a Campanha Juventudes & Justiça Ambiental, com o lema: “15 dias de ação pela Criação”. A campanha nos convida à reflexão, penitência e ação. Este é um belo exemplo de como podemos agir por fé e amor no cuidado e na proteção da criação divina. Este é um exemplo de buscar o Senhor: alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!

Deus é a fonte da vida. A criação de Deus é viva e é vida. Vivamos como parte da criação divina em alegria, responsabilidade e gratidão!

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente 

REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br