Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Julho 2021

20/07/2021


CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Julho – 2021

“Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo,
embora ele não esteja longe de cada um de nós”

(Atos 17.27)

Prezada irmã e prezado irmão!

Com alegria e esperança em Deus nos dirigimos a vocês! O lema bíblico deste mês faz parte dos relatos de uma viagem missionária do Apóstolo Paulo. Junto com outras pessoas, Paulo viajou por muitos lugares para anunciar Jesus Cristo e a ressurreição. Na cidade de Filipos, formou-se uma comunidade cristã na casa de Lídia. Mas, ali, Paulo e Silas foram presos e passaram uma noite na cadeia. Em Tessalônica, foram recebidos na casa de Jasom, mas tiveram que sair da cidade por causa de ameaças. Nas diversas situações, havia pessoas que acolhiam a Palavra de Deus, e pessoas contrárias, que perseguiam e difamavam. Em todos os momentos o Espírito de Deus acompanhava, encorajava e fortalecia quem estava na sua missão.

Hoje nós também encontramos pessoas abertas ao Evangelho, e pessoas que se fecham a ele ou distorcem o seu sentido. A incredulidade, a violência e o ódio abafam a boa notícia do amor, do perdão, da paz, da justiça. Além destes obstáculos, sofremos restrições e perdas por causa da pandemia de Covid-19. É um tempo muito difícil para nossas Comunidades, para as pessoas que são membras e para as Ministras e os Ministros da IECLB. Mas, pela força do Espírito Santo, enfrentamos os problemas e levamos adiante a missão que Deus nos confiou. O Espírito de Deus nos acompanha, encoraja e fortalece.

Aos poucos, estamos vislumbrando possibilidades de novamente nos reunirmos de forma presencial. Isto é muito bom! O distanciamento social foi necessário para reduzir a circulação do vírus, mas diminuiu a nossa comunhão. Percebemos que xingamentos, discursos de ódio e discussões nas redes sociais estão nos intoxicando e afastando. Precisamos de encontros presenciais para dialogar, orar, refletir e fortalecer a comunhão. Com o efeito da vacina, o devido distanciamento, o uso de máscara e a higienização das mãos, podemos nos encontrar em culto e em pequenos grupos. Se ainda não podemos nos abraçar como antes, pelo menos já podemos nos ver e sentir certa proximidade.

Prezado irmão, prezada irmã: quando possível e seguro, participe da vida comunitária e sinta como é bom conviver com pessoas e viver em comunidade. Ouça, converse e veja na outra pessoa alguém que, assim como você, pertence a Deus. Mesmo que as ideias sejam diferentes, a nossa base de fé é a mesma. O amor de Deus é o mesmo por todas as suas criaturas. Vamos nos encontrar para louvar e agradecer a Deus, para renovar a esperança de superar este tempo difícil. Vamos também expressar a nossa gratidão e o amor a Deus nos meios de comunicação. Vamos expressar nossa gratidão por sermos parte de uma Comunidade da IECLB, na qual a diversidade é possível.

Às vezes parece que estamos tateando no escuro, mas Deus não está longe de nós. Todas as pessoas podem encontrá-lo. Não podemos moldar Deus de acordo com a nossa compreensão e vontade, nem definir onde e com quem Deus está. Mas o lema bíblico nos dá a confiança de que Deus está perto de nós. Deus é Emanuel – Deus conosco!

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 63749
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br