Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Setembro de 2020

22/09/2020

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Setembro – 2020

Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados
dos seres humanos e nos confiando a palavra da reconciliação”
. (2 Coríntios 5.19)

O lema bíblico deste mês nos convida à reconciliação e a restabelecer relações quebradas. Porque Deus nos reconciliou através de Jesus Cristo, nós temos um compromisso com a reconciliação. Mas isso requer mudança profunda de nossa parte! A reconciliação precisa começar com justiça, respeito, equidade e amor, já em nossos lares. Infelizmente, nem sempre há boa convivência no lar. Pesquisas recentes revelam um aumento alarmante da violência doméstica durante a pandemia.

A reconciliação, que é um presente de Deus, nos torna responsáveis diante de todas as formas de vida criadas por Deus. Não pode ser simplesmente “eu e eu” ou “eu, Deus e ninguém mais”. A palavra bíblica não fala só do “eu”. Ela diz: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Somos uma parte da criação, como lemos no primeiro capítulo do Livro de Gênesis. O “eu” não deve me separar ou me colocar acima das outras pessoas, dos animais, do restante da natureza. Tudo faz parte do equilíbrio pensado por Deus.

Precisamos admitir que temos dificuldade na reconciliação com a criação de Deus. Na verdade, nós a estamos destruindo. Chamas ardem no Pantanal, na Amazônia e em outros lugares, com prejuízos irreparáveis à vida de muitas espécies animais e vegetais. Não podemos fechar nossos olhos e nos conformar. Nosso pecado está transformando o mundo num lugar infernal. Chamas, fogo e fumaça nos lembram das descrições clássicas do inferno.

A esperança que nos move é a salvação conferida por Deus através da fé em Jesus Cristo. Nosso desejo é recebermos essa salvação eterna. No entanto, ainda estamos neste mundo, e é exatamente aqui que temos o compromisso e o dever de cuidar da melhor forma possível daquilo que Deus criou. A criação é de Deus. Não é nossa propriedade.

Diante da destruição, do desmatamento, das queimadas, da poluição, dos venenos, cabe a pergunta: o que é ou quem é que está nos guiando? Quem é que nos enche de supostos poderes para permitir que tantas coisas más prevaleçam? Deus não quer que destruamos as vidas que Deus criou. Sua criação é boa, como lemos em Gênesis: “E Deus viu que isso era bom”.

Nós anunciamos e cremos na presença de Deus com quem sofre. Isto é importante, mas não é suficiente. O que causa dor e destrói vidas deve ser suprimido, seja em nossos lares, em nossas comunidades, na sociedade como um todo. Deus já reconciliou o mundo consigo, em Jesus Cristo. Por isso, chama diariamente cada pessoa a se reconciliar consigo mesma, com as outras pessoas e com toda a criação. Reconciliadas e reconciliados em Jesus Cristo, passamos a enxergar o mundo com outros olhos. Olhos de compaixão, olhos de misericórdia, olhos de justiça.

Em meio a tantas dificuldades, é possível ver comunidades, irmãs e irmãos, praticando solidariedade, diaconia, amando e servindo as pessoas. Pessoas que se colocam à disposição para servir não têm tempo para discussões vãs e mesquinhas, pois ocupam seu tempo com o anúncio prático do Evangelho de Jesus Cristo, aquele que nos reconciliou com Deus. Jesus diz: Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai de vocês (Lucas 6.36).

Oramos, com as palavras do hino 34 do Livro de Canto da IECLB: “Ó Deus da justiça, tem misericórdia de nós”.

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 58991
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br