Coragem em Cristo

Senhas diárias

22/09/2020

SENHAS DIÁRIAS - 22.09.2020
O salmo 13 é atribuído a Davi. Ele está num momento delicado e seu ânimo parece não resistir ao que está acontecendo. Há inimigos que querem vencê-lo, de alguma forma. Seu clamor a Deus revela sua insegurança diante da situação e a necessidade que sente de ter a presença de Deus ao seu lado. Não sabemos direito o que está acontecendo. Sabemos, isso sim, que Davi clama a Deus por renovação de suas forças e de sua confiança nele. Ele pergunta: Até quando Senhor? Pede que não seja vencido pelo desânimo e assim os inimigos tenham motivo de vangloriarem-se de terem vencido. Davi se sente fora do olhar e da atenção de Deus. Isso seria o motivo de estar fraquejando e podendo ser derrotado. Clama por renovação das forças. Nós também passamos por situações semelhantes. Não são poucas as vezes em que nos sentimos longe do olhar e da atenção de Deus. São dificuldades familiares, matrimoniais, econômicas, de saúde e de tantas outras razões que se nos acometem e clamamos a Deus por socorro, nos sentindo sozinhos para enfrentar. Mas, no final do salmo vemos Davi reconhecendo a presença e o cuidado de Deus para com ele e canta louvores ao Senhor. Sua confiança se renova e ele segue na adoração e gratidão a Deus. Conosco também é assim.
Jesus anima seus discípulos a manterem a confiança nele e terem coragem para enfrentar o que a vida traz para cada uma e cada um. Dificuldades fazem parte da vida, diz Jesus. Mas, também diz para que se tenha a coragem de enfrentar o que acontecer, pois não há quem passe pelo mundo sem enfrentar alguma dificuldade. E a confiança em Jesus não pode ser confundido com isenção de dores. A confiança em Jesus é a razão para enfrentarmos as situações difíceis, com coragem e certeza de sua presença em meio a tudo. Ele também sofreu, mas venceu confiando no Pai. Cristo quer que mantenhamos nosso olhar nele e renovemos nossa confiança cada dia. Façamos assim. Ele é por nós.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58979
REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br