Cuidado com a avareza, pessoas valem mais!

Senhas diárias

13/07/2019

Ao longo da história do povo de Israel, bem como da Igreja de Cristo, temos exemplos de infidelidade a Deus. Esta infidelidade se manifesta de muitas formas. Os profetas, a longo da história de Israel, denunciavam constantemente a corrupção dos governantes, do rei e de sua corte, a injustiça dos juízes através do favorecimento de sentenças em troca de dinheiro, a exploração dos pobres, a venda de produtos com balança adulterada e tantas outras formas de mostrar que os mandamentos de Deus não eram importantes. O profeta Habacuque denuncia os que enriqueciam pegando o que não lhes pertencia. Pessoas que se aproveitavam de situações que possibilitavam tomar o que não era seu e com isso aumentar suas posses e bens. Isto acontecia com valores desviados dos cofres do país, como também com terrenos e propriedades esquecidos pelas autoridades e que eram incorporados aos bens de alguns tidos como espertos, mas que na verdade eram ladrões. O profeta denuncia essas pessoas e lança um ai sobre elas, isto é, diz que elas conseguem aumentar suas posses, e até ficar ricas, com estes roubos, mas o olhar do Senhor está sobre elas. Ai delas... E isso continuou ao longo da história da Igreja de Cristo e permanece até hoje. Há ladrões se aproveitando dos bens da Igreja, bem como dos bens públicos e aumentando e valorizando suas posses.
Jesus exorta a que se tenha cuidado com a avareza, isto é, ter olhos apenas para os bens materiais e não se importar com o semelhante em suas carências e necessidades. Ele nos diz que nosso valor não está em termos muitas posses, muitas ou poucas, mas no que somos como discípulos de Jesus. Sabemos que há pessoas que tem um discurso de amor ao próximo muito bonito, mas seu interesse é apenas agradar aos ouvidos dos que ouvem e não agem em favor dos carentes. Deus não quer isso. Ele deseja que tenhamos olhares especiais para os necessitados e olhares menores, muito pequenos, menos gulosos, para os bens materiais. A máxima que diz coisas são importantes, porém gente é mais continua uma afirmação clara de como Jesus quer que vivamos. Façamos assim e fujamos de roubar e pegar o que não nos pertence.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52566
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br