Paróquia Martin Luther de Erval Seco

Sínodo Uruguai


Rua Harry Luersen , 21
CEP 98390-000 - Erval Seco /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3748-1368 | (55) 3748-1368
pmluther.secretaria@gmail.com
ID: 415

8º Domingo após Pentecostes - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

26/07/2020

Abertura Culto 8domPent
Altar Igreja Erval Seco
A luz amorosa de Deus
uma cruz, uma fita, uma flor
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
1 | 1
Ampliar

SINO + música instrumental de fundo

LITURGIA DE ENTRADA

Acolhida e Saudação Trinitária

Olá gente querida de nossas 13 Comunidades, saúdo vocês que têm acompanhado os nossos cultos em suas casas. É o nosso desejo que vocês estejam bem, apesar de estarmos vivendo tempos tão difíceis. A palavra das Senhas Diárias que abrem mais uma semana vem do Evangelho de João, capítulo 6, versículo 68. É uma pergunta e um testemunho do apóstolo Pedro. Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. Nós também nos perguntamos: para onde iremos neste tempo de pandemia? Que caminhos trilhar? O que pensar e em que acreditar? Que possamos nos unir a Pedro e dizer com fé e confiança: Senhor, Tu tens as palavras da vida eterna. Que Cristo seja aquele que nos oriente e nos anime nestes tempos de tantas incertezas.

Nesta celebração queremos nos unir as Comunidades da IECLB espalhadas pelo Brasil afora. No domingo que passou fomos motivados e motivadas pela presidência da IECLB a vivenciarmos um dia da Solidariedade em prol das famílias enlutadas e vítimas da COVID 19. Queremos com esta celebração nos unir a esta corrente de solidariedade. Convido para que ao final deste culto você possa colocar na porta de sua casa uma cruz com uma faixa preta e um ramo verde ou flor. Com este singelo gesto estaremos nos colocando em oração diária e ao lado de forma solidária a quem está enlutado nestes tempos de Pandemia...

Bem-vindo e bem-vinda a este Culto, 8º Domingo após Pentecostes, que celebramos em nome e na presença de Deus, que amorosamente nos acompanha pela estrada da vida, em nome de Jesus Cristo que nos ensina a como trilhar pelos caminhos da vida, e em nome do Espírito Santo que nos motiva a trilhar os caminhos da vida nos princípios do Reino de Deus. Amém.

** Com alegria compartilhamos que partir deste Culto teremos a participação de diferentes pessoas das nossas Comunidades que nos auxiliam nos momentos de canto e louvor. Nesta celebração teremos a participação do Samoel Fenner e sua família da Comunidade de Barra do Pinhal, e da Comunidade João Batista do Palmital, o Jonas, o Elias e a Luana Graebin. Agradecemos que carinhosamente atenderam ao nosso convite. E de forma especial hoje a pregação estará a cargo da Presidente da IECLB, Pastora Silvia Beatrice Genz. Que Culto abençoado!

Cantemos e louvemos ao nosso Deus, pois...

Hino: O nosso encontro vai ser abençoado (Samoel Fenner e as filhas Fernanda e Manuela)

Confissão de Pecados

** Convido a chegarmos a Deus em oração. Queremos abrir o nosso coração e suplicar pelo perdão de Deus...

Querido Deus de Amor e Misericórdia, aqui estamos novamente na tua presença. Ainda não nos é possível celebrar em Comunidade. Mas, te somos imensamente gratos e gratas que aqui estamos na tua presença e muitas outras pessoas e famílias também estão. Ao iniciarmos este encontro contigo precisamos reconhecer o quanto temos falhado e fraquejado como teus filhos e tuas filhas. Tantas vezes somos egoístas, faltamos com amor e respeito a Ti e ao nosso próximo. Julgamos com tanta facilidade as pessoas e tão poucas vezes admitimos a nossa culpa. O nosso tempo tem sido diferente, a princípio temos mais tempo para a família e o espaço da casa. Também temos mais tempo para estar em tua presença. Finalmente o tempo que sempre queríamos ter agora temos de sobra. Entretanto, ainda assim temos falhado, temos sido negligentes, não temos olhado para a pessoa próxima com carinho e respeito. Não temos levado a sério a realidade de pandemia que estamos vivenciando. Muitas mortes, muito sofrimento, e continuamos não levando a sério a terrível Pandemia da COVID 19. Acalma o nosso coração e nos ajude a sermos amorosos e solidários com as pessoas que sofrem. Permita que saiamos deste tempo renovados e pessoas melhores. Perdoa-nos e transforma-nos em Cristo Jesus, amém.

Anúncio da Graça

Está escrito na primeira carta de João, capítulo 3, versículo 10: “e o amor de Deus é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados”. Que bom ouvir estas palavras. Deus nos ama, ouve a nossa oração, sabe o que passa em nosso coração. Deus nos perdoa por meio de seu filho Jesus Cristo. Ele quer nos transformar e assim transformar o mundo. Que assim seja, amém.

Kyrie Eleison

Estamos vivendo tempos de medo e dúvidas! Muitas pessoas estão sofrendo. Há muita morte, doença e tristeza em nosso mundo. Há muitas dores que afastam as pessoas da presença de Deus. A realidade de sofrimento no mundo já era grande e agora está maior devido ao vírus que tem ceifado vidas e aumentado a dor, o medo, a violência, as diferenças... Queremos neste momento clamar a Deus pelas dores deste mundo...

Clamamos pelas vítimas da COVID-19, pessoas de perto ou de longe, conhecidas ou desconhecidas, que enfrentam o medo pela doença causada pelo novo corona vírus. Clamamos pelas pessoas do mundo inteiro que sofrem pela perda de pessoas queridas devido a COVID 19. Clamamos por todas as famílias enlutadas em especial àquelas que não puderam se despedir dignamente de seus entes queridos devido a COVID 19. A dor é grande e quase insuportável também para pessoas enlutadas por outras situações. Dói muito não poder se despedir na companhia de familiares e pessoas amigas.
Clamamos pelas dores que há tempo estão em nosso mundo. Lembramos das tantas situações de tragédias, violência, discriminação e marginalização. São pessoas vítimas das enchentes, mulheres, crianças, pessoas idosas, pessoas com necessidades especiais que sofrem violência, discriminação social, racial... Clamamos pelas pessoas que estão sem emprego e passam fome. Clamamos pela nossa casa comum que está sendo maltratada de tantas formas. Clamamos pelas pessoas que estão atuando na linha de frente no combate ao novo corona vírus, bem como tantas pessoas que estão trabalhando para que as necessidades básicas estejam sendo supridas...

Clamamos, com fé e de coração aberto para um mundo mais justo e mais amoroso cantando...

Hino: Pelas dores deste mundo (Jonas Graebin)

Glória

É muito bom poder colocar na presença de Deus as nossas dores e as dores do mundo... É bom saber que Deus acolhe o nosso grito de dor, o nosso clamor e nos dá a sua paz. Na certeza de que em Cristo e pelo Espírito Santo, Deus ouve o nosso clamor e se coloca ao lado das pessoas em todas as situações e circunstâncias, sobretudo onde há dor e sofrimento, expressemos a nossa gratidão cantando...

Hino: Glória (Samoel Fenner)

Oração do Dia

Deus de Amor, aqui estamos de coração aberto para receber a tua Palavra. Abra nosso entendimento para que consigamos ouvir e compreender o que queres nos dizer. Que a Palavra do Evangelho e a reflexão trazida pela pastora presidente Silvia Genz possa nos auxiliar a viver conforme a tua vontade e a dar testemunho da tua presença em todos os tempos, sobretudo os mais difíceis, e também a levar o teu amor a todas as pessoas que nos cercam, sobretudo as mais frágeis. Em Cristo e pelo Espírito Santo, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Neste momento queremos acolher a Palavra do Evangelho cantando: 

Hino: É como a chuva que lava... (Elias Graebin)

Leitura do Evangelho: (Leda Manfio Klaesener - Presidente da Paróquia)

Leitura do Evangelho segundo o Evangelista Mateus, capítulo 25, os versículos 31 a 46...

Bem aventuradas são todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus, a guardam em seu coração e a colocam em prática em seu dia-a-dia, aleluia!

Canto: Ale, ale luuuia (Samoel e as filhas Fernanda e Manuela)

Pregação: Pa. Silvia B. Genz – presidente da IECLB

Oração Geral da Igreja

** Há um hino que diz: A melhor oração é o amor. Se tu queres orar então deves amar. A melhor oração é o amor. Com o coração aberto e repleto do amor de Deus curvemos a nossa face na presença de Deus e oremos:

Deus de Amor e Misericórdia aqui estamos para te agradecer. Agradecer pela vida, por este momento, pela possibilidade de a cada domingo estar em tua presença junto, mesmo na distância, com tantas outras pessoas e famílias. E hoje de forma especial, agradecer por tantos gestos de solidariedade que podemos ver e realizar nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Sabemos que estes gestos são importantes e até imprescindíveis para muitas pessoas, em suas mais diferentes situações. Graças, Deus, muitas graças.

Graças te damos Deus que tens colocado pessoas que feito anjos estão, do seu jeito e com as suas possibilidades, ajudando e amenizando sofrimentos. Pessoas que trabalham nos supermercados, nas farmácias, no recolhimento do lixo, as que fazem o transporte; aquelas pessoas nos centros hospitalares que são as responsáveis pela higiene e limpeza, as profissionais da saúde. Tantas frentes de trabalho, de lutas, de vidas que se unem para que todas as pessoas tenham vida digna. Te agradecemos por esses e essas profissionais que amorosamente têm feito diferença nestes tempos tão sombrios.
Graças, Deus da Vida. Mas, também queremos colocar em tuas amorosas mãos as pessoas que estão enfrentando a dor do luto, a dor de não poder se despedir de seus entes queridos com a presença de pessoas amigas e a Comunidade de fé. Colocamos em tua presença pessoas que conhecemos, mas também tantas outras que pelos meios de comunicação são apenas números. Olha com carinho por cada pessoa e cada família que chora a morte de alguém amado e importante em sua história. Sabemos que a nossa vida está em tuas mãos e que as que morreram estão em ti guardadas até o momento da ressurreição. Mesmo assim a dor é grande e não conseguimos entender tudo o que estamos passando. Acolhe a nossa dor, ouve o nosso grito de ajuda...

Tempos de pandemia, tempos de manter o distanciamento. Na dor, a distância dói ainda mais. Deus, seja presente! Acolhe! Aquece! Abraça! Consola! Dá esperança! Dá ousadia para continuar a caminhar com os pés firmes e com fé neste chão! Sim, fortalece a nossa fé. Que o nosso testemunho seja fiel aos teus ensinamentos. Que as obras de misericórdia, sinais do teu Reino brotem em todo o mundo... Acolhe essa nossa oração e a que carregamos em nosso coração quando nos unimos na oração que teu filho, e nosso irmão, nos ensinou...

Pai Nosso

Hino: Cuida bem (Samoel Fenner)

Bênção

Um caloroso e carinhoso abraço, ainda na distância, mas, no desejo de que em breve poderemos nos reunir e nos abraçar novamente. Esta é a nossa oração e o nosso clamor diário. E até que este momento chegue que as bênçãos de Deus, aquele que cuida de todos e todas nós estejam conosco. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Envio

Que a paz de Deus seja realidade na nossa vida e em nossos lares. Fiquem bem, se cuidem, logo poderemos nos encontrar novamente. Abençoada semana!

Vídeo de gratidão pelo dia da Solidariedade

Lâminas: Ofertas, Vai e Vem, You Tube (Sino toca)

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br