Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de agosto de 2019

23/08/2019

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de Agosto de 2019

Acolhida: Queridos irmãos e queridas irmãs na fé! Nós nos reunimos na presença amorosa de Deus. Em sua graça, Ele tem cuidado de cada um de cada uma de nós e de toda a sua criação. Saúdo vocês com as palavras do profeta Isaías 49.8 “O Senhor Deus diz ao seu povo: ‘ Quando chegar o tempo de mostrar a minha bondade, eu responderei ao seu pedido; quando chegar o dia de salvá-los, eu os ajudarei’”. Motivadas e motivados por esta bondade que vem de Deus, vamos juntos e juntas trabalhar na seara do Senhor como instrumentos de amor, de paz e justiça.

Canto: Resistência 443 ( HPD II)

Saudação: Que a graça, o amor e a paz de Deus estejam conosco hoje e sempre. Amém.

Oração: Querido Deus, nosso Deus da vida! Agradecemos-te por mais um dia de vida que nos deste. Agradecemos-te por podermos acordar esta manhã sabendo que mais um dia seremos cuidados e amados e amadas por ti. Pedimos-te querido Pai sê conosco neste momento de reflexão, ajude-nos para que a tua Palavra nos incentive e motive a cuidar das pessoas necessitadas e do mundo por ti criado. Por teu amado Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém!

Leitura do Salmo 34.15-22:

Canto: Meu tempo 620 LC

Oração de agradecimento e intercessão

Canto: Pai Nosso 209 LC

Deus nosso Pai celestial, agradecemos-te pela oportunidade de podermos orar pela Diaconia. Damos-te graças pelo teu cuidado e proteção em nossas vidas e na vida dos nossos queridos e queridas.

C: Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor!

Amado Deus: Tu cuidas de nós como um pai amoroso e como uma mãe amorosa cuidam de seus filhos e filhas. Por isso agradecemos-te por nos acolheres tão benignamente e sempre nos cuidar e proteger.

C: Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças, Senhor!

Agora aclamamos a Deus em favor de todas as situações de carência e sofrimento, ao nosso redor e no mundo inteiro. Na certeza de que Deus ouvirá o nosso clamor, vamos unir-nos em oração. Pedindo:

Deus misericordioso ensina-nos a exercitar na prática o amor e a solidariedade que teu filho Jesus exercitou no contato com as pessoas aflitas e necessitadas.

Intercedemos a ti Deus, pelo mundo inteiro, pelo nosso meio ambiente e toda a tua criação. Senhor falta-nos comprometimento no cuidado com nosso planeta. Ajude-nos a olhar com mais animo e com carinho para nossa casa comum. Pedimos pelas autoridades para que governem o país com mais responsabilidade e ética para o bem de todas as pessoas. Pedimos-te, Senhor, para que no mundo inteiro os governos e a sociedade continuem investindo sempre mais nos cuidados e estímulos especiais para que as pessoas portadoras de deficiências. Deus, escuta a nossa oração.

C: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica, ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

O Deus de Amor; que em Jesus Cristo nos ensinou o significado do acolhimento e da solidariedade para com as pessoas que sofrem. Intercedemos pelas pessoas que estão sofrendo por motivos emocionais ou de enfermidade, que estão acamadas e desoladas. Pelas que estão passando por dificuldade no relacionamento familiar; por conflitos de fé, com dificuldades de encontrar o seu lugar no mundo; que tu possas dar a estas pessoas força, sabedoria e inspiração na tua palavra para estas dificuldades. Pedimos também pelas pessoas que se encontram em sofrimento devido a perda de um familiar, amigo ou amiga, se sentido sozinhas e desanimadas. Deus, escuta a nossa oração.

C: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica, ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

Pedimos por todas as pessoas cansadas, sobrecarregadas, com conflitos familiares, pessoas separadas; Senhor encoraje a todas estas a buscarem o perdão e lhes fortaleça na fé e no amor, o mesmo que Cristo usou para com todos os pecadores/as. Pedimos Senhor, pela paz entre as pessoas nos lares, na sociedade e em todo mundo; que todos aprendam a viver em união buscando a igualdade e a justiça que vêm de ti. Transforme Senhor, as armas em enxadas que geram comida para os nossos irmãos e irmãs. Deus, escuta a nossa oração.

C: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica, ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

Senhor pedimos por todas as pessoas deste mundo acolha-as e imponha-lhes a tua mão para que recebam a tua bênção e a cura. Faça-se com cada uma delas assim como tens planejado. Faça de nós instrumentos que levam consolo e ânimo às pessoas que necessitam da nossa ajuda, seja em oração ou através de gestos. Ouve nossa oração e que se faça a tua vontade. É o que te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que nos ensinou a orar Pai Nosso. Amém.

Canto: Canto de esperança 613 LC

Bênção:. “Deus te guarde, Deus te guie, te segure bem na sua mão. Vai confiando, vai com alegria, pois seus anjos te acompanharam.” Assim vos abençoe nosso querido e bondoso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo amém.


Diaconisa Carla Abeling Guse
 


Autor(a): Carla Abeling Guse
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 52931

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br