Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de janeiro de 2021

25/01/2021

  

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

 26 de janeiro de 2021 

Acolhida

 

Acolhemos vocês para este momento de oração pela Diaconia, com a palavra Bíblica das Senhas do dia que diz: “A minha mensagem é como o fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o Senhor, quem está falando”. Jeremias 23.29

 

 Canto: LCI 15 - Em tuas mãos, ó Senhor

 

 Saudação

 

Graça a vocês e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam conosco (Rm 1.7). Realizamos este encontro em nome e na presença de Deus que é Pai e Mãe, criador e mantenedor da vida; Deus Filho o Salvador da humanidade; Deus Espírito Santo o nosso fortalecedor. Amém.

 

 Oração do dia

 

Deus de bondade, agradecemos pelo ano que passou e pelo novo recomeço que nos possibilitas. Gratidão Deus, Bom Pastor, que nos consolas nas horas difíceis. Por isso, aqui estamos para dar glória e honra a ti, para procurar a tua ajuda, para receber a orientação da tua palavra e para orar pela diaconia. Neste novo ano, ajuda-nos a permanecer atentos à tua vontade em todas as coisas e confiar a ti nossa vida e tudo o que temos e somos. Significa deixar de que tu sejas Deus que cuida, age, cura, transforma, liberta, perdoa, enfim, só tu tens o poder de mudar as nossas vidas conforme o seu amor transformador. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador é que oramos. Amém

 

 Canto: LCI 205 - Ó Pai, nós te pedimos

 

 Leitura bíblica

 

Preparamo-nos para ouvir a Palavra de Deus conforme o Salmo 111. Façamos a leitura de forma responsiva.

1 De Davi. Ao regente do coro. Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o SENHOR, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.

2 Como são maravilhosas as coisas que ele faz! Todos os que se alegram por causa delas querem entendê-las.

3 Em tudo o que ele faz, há glória e grandeza; a sua fidelidade é eterna.

4 O SENHOR não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia.

5 Ele dá alimento aos que o temem e nunca esquece a sua aliança.

6 O SENHOR mostrou o seu poder ao povo de Israel quando lhe deu as terras de outras nações.

7 Ele é fiel e justo em tudo o que faz; todos os seus mandamentos merecem confiança.

8 Eles permanecem para sempre, pois se baseiam na verdade e na honestidade.

9 Deus pôs o seu povo em liberdade e fez com ele uma aliança eterna. Ele é santo e poderoso.

Todos e todas: 10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!

 

 Canto: LCI 208 - Ao orarmos, Senhor

 

 Oração de agradecimento e intercessão

 

Deus de bondade, graças te damos pela vida e por podermos unir nossas vozes neste momento de oração. Juntos e juntas, mundo afora, queremos te glorificar e interceder neste dia Mundial de Oração pela Diaconia, te agradecendo pelo encontro contigo nessa celebração.

 

Deus de amor, nós te agradecemos pela dádiva da vida, por mais um dia com o qual nos presenteaste. Te agradecemos pelos nossos familiares, amigos, amigas, colegas de trabalho, por nossas comunidades e por todas as pessoas que fazem parte de nossas vidas.

 

Deus, juntamente com o Salmista 111.2 pedimos: “Não nos deixa esquecer dos teus feitos maravilhosos”. Pedimos-te pela confiança, de que este mundo continua sendo o teu mundo, apesar de todas as forças do mal que nele governam.

 

Deus de misericórdia, queremos entregar nas tuas mãos as pessoas enfermas, principalmente as pessoas que estão sendo afetadas direta ou indiretamente pela pandemia de Covid 19. Fortaleça, também, as suas famílias para que sejam amparadas e sustentadas por ti em amor e graça.

 

Intercedemos Deus, pelas pessoas cansadas, deprimidas, angustiadas - dá-lhes sempre novo ânimo, esperança e alegria. Agradecemos por todo o teu cuidado mesmo em momentos difíceis.

 

Pedimos pelas pessoas enlutadas, pelas que sofrem e estão tristes diante de suas perdas. Assiste-as, nosso Deus, com teu Espírito Consolador. Sê Tu Deus, o consolo, a força, o amparo que estas famílias enlutadas necessitam.

 

Intercedemos, nosso Bom Pastor, pelas pessoas que tu chamaste para serem propagadores e propagadoras do teu Evangelho, lideranças, ministros e ministras que estão na frente de nossas comunidades, paróquias e instituições a fim de que sirvam com alegria, sem desanimar diante das ameaças, diante do ódio e, inclusive, das Fake News. Pedimos para que seu amor não se canse, sua esperança sempre se renove e sua fé se fortaleça no teu amor, ó Deus.

 

Intercedemos pelas pessoas que governam nossa política e economia. Dá-lhes senso de justiça e a coragem para mudar as regras destrutivas. Dá que exerçam o seu poder com humildade e justiça. Pedimos, Deus, por libertação de todo mal.

 

Intercedemos, Deus da cura, para que as pessoas apoiem a vacinação contra a Covid-19 e, principalmente, se estiverem nos grupos que estão sendo priorizados para receberem a vacinação a recebam na confiança que é um gesto de cuidado com elas e com as outras pessoas, pois tu no ensinaste a amar o próximo como a mim mesmo.

 

Na certeza de que Tu não nos abandonas e estás sempre conosco, colocamos tudo mais em tuas mãos orando a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso

 

 Benção e Envio:

 

Que Deus te abençoe e te proteja;

Que Deus guarde teu caminhar;

Que o Senhor te olhe com amor e mostre sua bondade;

Que Deus esteja ao teu lado sempre, de noite e de dia;

Que Deus te olhe com amor e te conceda a paz. Assim vos abençoe o Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

Ide em paz e servi ao Senhor com alegria. Demos graças a Deus

 

Canto: LCI 293 - Dá-nos esperança e paz.

 

 OrAção

 

Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido para realizar uma ação de cuidado diante da realidade da Covid-19.

Continue seguindo as orientações de cuidado (uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações). Busque informações sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, divulgue e ajude a circular a informação que a vacina é importante!

Se você está nos grupos prioritários para receber a vacina – vacine-se!

 


Oração elaborada pela Diaconisa Isolete Marcia Follmer

Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB

 


Autor(a): Isolete Marcia Follmer
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 60952

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br