Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de março de 2020

24/03/2020

Dia Mundial de Oração pela Diaconia
          O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial,                  organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.
26 de março de 2020

Acolhida/Saudação: Abençoado dia na paz de Deus! No Evangelho de Lucas 24.32, no relato dos discípulos de Emaús, encontramos: “E disseram um ao outro: — Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?”

A comunhão com o Deus que age com amor incondicional, a presença acolhedora de Jesus e o consolo e a inspiração do Espírito Santo nos motivam a renovar a fé, a esperança e o amor, nos caminhos das nossas vidas e lidas. Que a nossa devoção e oração façam com que nosso agir diaconal aqueça corações e vidas mesmo à distância?

Canto: LCI 575 – Canção da caminhada

Oração:

Amado e bondoso Deus, tu te achegas à nossa vida, trilhando os caminhos que trilhamos, sejam eles floridos e planos ou tortuosos e turbulentos, mesmo pelo vale da sombra da morte tu nos acompanhas. Inspira-nos e consola-nos para seguirmos a caminhada em justiça, solidariedade e ação diaconal. Sê conosco como fonte e ânimo que aquece a vida para mantermos a comunhão mesmo à distância. Desperta em nós a ação de acolhimento, de inclusão e proteção que restaura e restitui a saúde, a dignidade para que a vida seja plena e graciosa. É por Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo nos envolvem e guardam de eternidade a eternidade, que pedimos. Amém.

Leitura: Salmo 23

Canto: LCI 567 – Canção do cuidado

Oração de agradecimento e intercessão

Oremos!

L Deus se achega às nossas vidas, lidas e caminhos. Assim, somos convidados e convidadas a proteger nossa vida e saúde. Mesmo na restrição do convívio, Deus se achega às nossas vidas. Por isto é que, como Igreja, oramos ao Deus que anda conosco e nos ouve. Ele mesmo pediu que, sem desanimar, fizéssemos súplicas, orações e intercessões.

L1 Pelas nações do mundo inteiro, pelo fim da distribuição injusta dos bens da terra, pelo restabelecimento da saúde, o consolo às pessoas enlutadas, a esperança às enfermas e o compromisso com o bem-estar e a saúde das pessoas, oremos ao Senhor.

C: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica. LCI 196

L2 Pelas autoridades das nações, para que se convertam às causas da justiça e da paz, que sirvam à sociedade promovendo o cuidado com a vida, trabalhando para a dignidade, segurança e saúde, e principalmente o acolhimento de tantas e tantas pessoas enlutadas, doentes e desamparadas, para que se comprometam com investimentos e acompanhamento para a saúde e o bem-estar social, oremos ao Senhor.

C Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

L1 Pela Igreja, para que seus líderes, ministros e ministras sigam o exemplo diaconal de Cristo que orou, consolou as pessoas que necessitavam de paz, amor e acolhimento. Que nossas vidas e corações possam se encher de entusiasmo para servir e testemunhar o amor de Cristo neste tempo de incerteza, tristeza, doença e medo. Que o exemplo dos discípulos de Emaús possa nos inspirar a ser esperança em tempos de dificuldade e crise, oremos ao Senhor.

C Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

L2 Pelas famílias, grupos, comunidades, instituições para que consigam se unir na oração e manter os vínculos de fé, com esperança e tranquilidade, e, assim, possam testemunhar cuidado e solidariedade como força da diaconia e serviço que muda e transforma vidas e realidades.

C Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.

Queremos interceder especialmente por todas as pessoas profissionais da saúde e segurança e pelo seu trabalho de atender, proteger e salvar tantas vidas.
(Pode seguir um período de silêncio para a oração individual)

L Pai nosso... Amém.

Canto: LCI 559 – Sim, vale a pena viver

Bênção: LCI 299 – Bênção irlandesa

Diante dos teus pés sejam planos os caminhos e que o vento sopre sempre a teu favor.

Que a luz do sol sempre aqueça o teu rosto e que chuva molhe os teus campos.
E até nos reencontrarmos que a mão sempre terna de Deus seja contigo.
Deus na sua ação de Pai e Mãe, Filho e Irmão, Espírito Santo Consolador, te guarde e inspire hoje, amanhã e depois. Amém.


Oração moldada pelo P. Olmiro Ribeiro Junior
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Olmiro Ribeiro Junior
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 55640

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br