Instituto Luterano Campos Verdejantes



Rua Walter Weege , s/n Centro
CEP 89294-000 - Campo Alegre /SC
Telefone(s): (47) 3632-1756
contato@camposverdejantes.org
ID: 3199

Cuidado com a fala!

17º Domingo após Pentecostes

17/09/2021


Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. (Tiago 3.5-6)

A palavra lema desse dia facilmente é entendida como apenas uma orientação moral de grande valor: Cuidado com a fala! Isso pode provocar grandes desastres!

Ao observar o trecho maior desse versículo, percebemos forma mais precisa os perigos do mau uso da língua. Com a fala podemos desviar e desencaminhar pessoas (vs.1-4); com poucas palavras podemos causar grandes estragos (vs.5-7); nossas palavras podem ferir e até matar (v.8); nosso falar pode ser incoerente e, assim, inconveniente para quem confessa a fé cristã (vs.9-12). Então, cuidado redobrado com a língua!

É certo que a orientação de Tiago pode auxiliar no cuidado com nossa fala, contundo, antes de ser um ensinamento moral, essa palavra quer nos fazer perceber o quanto precisamos de Jesus Cristo. O v.2 afirma que “se alguém não tropeça (não dá uma escorregada) no falar, perfeita pessoa é”. Qualquer coisa menos, qualquer meia palavra má, não é perfeição. E diante de Deus apenas a perfeição escapa do seu juízo, da sua ira e sua condenação.

Se tivermos que comparecer diante de Deus com nossa língua e sem Jesus Cristo, o que será de nós? Nosso falar indica o que receberíamos. Juízo, condenação, inferno.

Graças a Deus que ele nos enviou Jesus Cristo para ser nosso salvador. Ele se colocou em nosso lugar e na cruz recebeu o juízo que nós merecemos. E, trocando de lugar conosco, na cruz nos fez perfeitos diante do Pai.

Que vivamos esse dia gratos a Jesus Cristo. E em honra ao seu nome e em amor ao nosso próximo, cuidemos com o que falamos. Oremos para que usemos nossa língua para louvar, agradecer, testemunha do evangelho, edificar os irmãs e irmãs. E, assim, glorifiquemos e engrandeçamos a Jesus Cristo.

P. Me. Marcelo Jung
Professor de Teologia Bíblica e Teologia Prática
na Faculdade de Teologia Luterana - FLT
em São Bento do Sul - Santa Catarina, onde reside
Sínodo Norte Catarinense


Autor(a): P. Me. Marcelo Jung
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Testamento: Novo / Livro: Tiago / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64340
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br