Mensagem da Presidência da IECLB - Novembro 2023

21/11/2023


Porto Alegre, 21 de novembro de 2023

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Novembro – 2023

 

Sozinho ele estende os céus e anda sobre as costas do mar.
Ele fez a Ursa Maior, o Órion, o Sete-estrelo e as constelações do Sul.

Jó 9.8-9

 

Estimada IECLB,

Estamos nos aproximando do final do ano eclesiástico. O lema bíblico deste mês provém do livro de Jó, no Antigo Testamento. Jó é um importante personagem da Bíblia. Ele passou por grandes perdas e sofrimentos, que colocaram à prova a sua fé. Neste contexto de provação e dor, ele se questiona sobre a presença e a ação de Deus em sua vida e, mesmo na sua angústia, jamais deixou de confiar em Deus, seu redentor. Apesar de suas muitas perguntas, Jó reconhece e dá testemunho do poder de Deus que criou os céus, a terra, o mar e tudo que existe. Toda a criação está sob a autoridade e o domínio providencial de Deus. A fé e a confiança de Jó inspiram e desafiam também a nós, nos dias de hoje.

Sim, em nosso contexto de vida também acompanhamos inúmeras situações de perdas e sofrimentos, de pessoas, famílias e comunidades. De igual forma, acompanhamos o sofrimento de toda a criação que geme e suporta angústias de forma crescente (Romanos 8.22). Os efeitos das mudanças climáticas são notáveis e atingem toda a vida criada, também em nosso país. Assim, à semelhança da mensagem no mês anterior, lembramos novamente em nossa intercessão as pessoas, famílias e comunidades que sofrem em consequência da contínua seca no Norte, e dos repetidos ciclones, vendavais e enchentes no Sul.

A criação de Deus é boa e oferece o suficiente para que os diferentes povos que convivem em nosso mundo habitado possam coexistir de forma justa e pacífica. Contudo, infelizmente, não é este o cenário que vemos. Como entender o sofrimento que países impõem sobre outros países, e que seres humanos impõem sobre outros seres humanos?

À luz do Evangelho de Jesus Cristo, rechaçamos a violência e o terrorismo praticados por pessoas, grupos ou países. É com coração pesaroso e grande preocupação que acompanhamos as notícias acerca do atual cenário de guerra e violência na Palestina e em Israel, com violações de direitos humanos. Assassinatos e sequestros de pessoas civis, seguidos de bombardeios em hospitais e locais civis, causando morte de crianças, mulheres e pessoas inocentes não são aceitáveis sob qualquer ponto de vista. Assim, nos somamos às vozes que intercedem por um cessar-fogo imediato, e que as pessoas que praticaram crimes sejam levadas à justiça.

Jesus Cristo nos deseja a paz e nós clamamos por esta paz entre todos os povos, em especial na Terra Santa. Intercedemos para que o amor vença a intolerância e o ódio! Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5.9).


Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente
 


Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 71756
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br