Mensagem da Presidência - Pentecostes 2019

09/06/2019

 

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB PARA PENTECOSTES 2019

(Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Junho - 2019)

Irmãs e irmãos em Cristo!

Depois da ressurreição, Jesus se encontrou com discípulos e discípulas e lhes disse: vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas (At 1.8).

No dia de Pentecostes se cumpriu a promessa: o Espírito Santo veio, animou para o testemunho e fez nascer a primeira Comunidade cristã em Jerusalém. O Espírito é enviado e surge a Igreja! Por isto, a festa de Pentecostes é considerada o aniversário de nascimento da Igreja cristã. Essa festa lembra que a Igreja não nasceu por si, nem vive por si e para si mesma. A Igreja é obra do Espírito de Deus. É criada e vive por meio do Espírito Santo.

O Espírito Santo já atua desde a criação do mundo. No início, o Espírito de Deus se movia sobre as águas, diz o livro de Gênesis. O Espírito Santo animou pessoas para liderar o povo de Israel e proclamar a vontade de Deus. O Espírito de Deus falou pelos profetas e pelas profetisas, esteve presente na vida de Jesus e continua agindo hoje, na nossa vida, na vida das Comunidades.

Ninguém maneja, compra, negocia ou dá o Espírito. O Espírito Santo é dado por Deus. Nós não podemos controlar a sua ação e nem decidir quem o recebe. Também não cabe a nós dizer que tal pessoa tem e tal pessoa não tem o Espírito. Sim, precisamos cuidar com os julgamentos que fazemos. Muitas vezes, nossos julgamentos acabam ferindo e excluindo pessoas.

Pela ação do Espírito, nós reconhecemos nossas limitações e confessamos os nossos pecados. Não há distinção: todas as pessoas pecaram e carecem da glória de Deus. E todas as pessoas são justificadas pela graça de Deus (Romanos 3.23s). Sabendo que recebemos o perdão de Deus, podemos ter um olhar mais generoso para as limitações e os pecados das outras pessoas.

Uma das obras do Espírito Santo é criar comunhão. O Espírito cria comunhão com Deus e comunhão entre pessoas. Pela ação do Espírito Santo, pessoas tão diferentes podem fazer parte do mesmo corpo de Cristo. Com pessoas diferentes, podemos compartilhar nossos diferentes dons, podemos aprender e experimentar novas maneiras de viver.

Pela ação do Espírito Santo nos dispomos a viver de acordo com a vontade de Deus. À vontade de Deus corresponde um mundo reconciliado e pacífico. Esse mundo reconciliado de Deus é baseado na verdade, na justiça, na igualdade, no amor, na paz. A ação do Espírito Santo nos leva a viver e a testemunhar a vontade de Deus. Uma das formas de testemunho é o apoio à Campanha Vai e Vem, que é lançada justamente no dia de Pentecostes.

Que o Espírito Santo nos mova para agir segundo a vontade de Deus e nos motive, entre outras coisas, a apoiar a Campanha Vai e Vem! Vem Espírito e age sobre nós. Este é o nosso desejo neste tempo de Pentecostes!

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 52032
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br