Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de dezembro de 2020

25/12/2020

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

 

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

 

26 de dezembro de 2020

 

Acolhida: “E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos” Cl 3.15

L: Com estas palavras acolhemos a vocês para mais um momento de oração. O mês de dezembro nos remete a refletir aspectos fundamentais que vivemos ao longo deste ano. No tempo de Advento relembramos da caminhada e dos desafios que passamos ao lidar e conviver com os cuidados específicos em relação a pandemia da Covid 19. Para o Natal também nos adaptamos as restrições, organizamos celebrações em família, pois na comunidade não foi possível se encontrar. Desta forma, resgatamos as antigas celebrações de Advento e Natal em família, para manter a comunhão e fortalecer a espiritualidade.

 Hino:  Natal, berço de paz. Grupo Anima – Faculdades EST

(https://www.youtube.com/watch?v=VhD625mIG1I)

Oração:

Deus de toda vida, Pai e Mãe de todas as famílias. Agradecemos pela tua visita em nosso meio. Vieste como luz em meio à nossa escuridão e nos mostraste a vida verdadeira, livre do medo e abençoada com o amor. Faça-te presente agora em nosso meio e faça-nos crer e viver no verdadeiro sentido do Natal que é a tua amável presença entre nós! Te somos gratos pelo cuidado e proteção e por nos conduzir em segurança até aqui, te pedimos, que sejas nosso guia na caminha em mais um ano que se inicia,  seja nossa campanhia hoje e sempre. Amém.

L:O povo que andava nas trevas viu uma forte luz, a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” (Isaías 9.2).

Comentário: O menino Jesus que nasceu pobre e humilde se coloca em nosso meio. Ele vem na pregação e proclamação da sua Palavra. E onde está a sua Palavra e ação, ali também está o seu Espírito. Ele vem fazer morada entre nós, em meio aos desafios da vida somos chamados e chamadas para a tarefa do cuidado e da fraternidade.

Hino: Diaconia (https://www.youtube.com/watch?v=m-C6vtIZaDg)

 Oração

Senhor, viestes ao meu encontro no dia em que tudo estava frio;

Viestes e, ao meu redor, colocastes o teu corpo para me aquecer;

Viestes ao meu mundo quando o horizonte tragava desesperança, viestes e lançastes nele novas cores, flores e canções para o mundo nascer novamente;

Viestes visitar a minha solidão quando no deserto o vento trazia tristeza, viestes sussurrando encantos que eram palavras de amor e alegria;

Viestes ao meu lar simples e tímido... mas sentastes ao meu lado e junto à minha simplicidade se me mostrou Rei!

Ah! Senhor meu, irmão visitador:

Ofertar-te-ei sempre o meu ser como verso rimado, como canção nunca entoada, como leveza nunca antes atingida, como fragrância nunca antes sentida, para que esta visita seja perene, como eterna a lembrança boa de Tua presença em nossa noite e dia de Natal. Amém.

Bênção

(Juntar as mãos em família).

Que o amor de Deus, Salvador de todos os povos, se faça de novo presente como uma criança em cada pessoa!

Que o nosso mundo seja transformado em Seu Reino pela ação do Seu Espírito de amor!

E que nossa vida seja plena de alegria porque, um menino nos foi dado; o mundo tornou a começar! Amém.

Hino: Queiram os teus anjos nos acompanhar - Grupo Anima – Faculdades EST

(https://www.youtube.com/watch?v=K-ZovtFXskU)

 

OrAção

Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convidamos para realizar uma ação de visitação.

Deus visitou a humanidade e em Jesus Cristo tornou ainda mais concreto seu amor e cuidado. O menino de Belém veio para trazer esperança. E nós, como temos levado esperança?

Motivamos você a fazer, nestas férias, visitas de portão para pessoas que necessitam de cuidado. Ligações telefônicas também são bem-vindas.

Pratique esta diaconia com as pessoas ao seu redor, sendo assim, alguém que contribui para sinais de paz e de graça, diaconia em meio a tanto sofrimento.

 

Oração elaborada pela Diácona Cátia Berner e pelo Diácono Me. Dionata Rodrigues de Oliveira
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Cátia Berner e Dionata Rodrigues de Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 60651
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br