Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de fevereiro de 2022

25/02/2022

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de fevereiro de 2022

Acolhida/Saudação

Você e eu, somos acolhidos e acolhidas com um amoroso abraço diaconal e com a Palavra de Deus que diz que Jesus: “Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz.” (Filipenses 2.7-8). A Palavra de Deus nos convida e refletirmos sobre o tempo quaresmal, tempo de preparação de nossos corações e vidas, o caminho que nos leva para a morte e ressureição de Jesus, nosso Salvador. O tempo quaresmal é esta oportunidade de jejuarmos, de deixarmos, para nos esvaziarmos daquilo que não é essencial para a vida, e preenchermos nossa vida com a maravilhosa presença de Deus. O tempo quaresmal é quando buscamos nos aproximar mais ainda de Deus, através do fortalecimento da fé, onde como Jesus, buscamos com humildade cumprir o que Deus nos ensina.

Neste desejo que nos encontramos em nome de Deus, nosso criador amoroso; em nome de Jesus nosso Salvador acolhedor; e em nome do Espírito Santo, nosso consolador e orientador. Amém.

Canto: Vaso Novo (LCI 33)

Oração

Deus de bondade, nos prostramos em Tua presença para dar graças. Graças por todas as bênçãos derramadas em nosso dia a dia. Graças pela Tua presença cuidadora em nossa vida. Graças pelo Teu ensinamento que é luz na escuridão, e esperança em meio ao caos. Com gratidão pedimos ensina-nos a olhar para nosso dia a dia e a compreendermos o que é essencial para nós. Ajude-nos a deixar de lado aquilo que atrapalha o cuidado de nossa fé, e permita que nos aproximemos mais de Ti, ó Senhor. Permita que a Tua Palavra nos transforme e Teu Espírito Santo nos oriente, amém.

Leitura e reflexão do Salmo 27

Salmo 27.4: A Deus, o Senhor, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.

Estou cuidando da fé, presente de Deus?

Estou vivendo comunidade, que é a casa de Deus?

Senhor permita que eu busque cada vez mais fortalecer a fé e viver comunidade, para que nela possamos receber a tua orientação.

Salmo 27.11 – Ó Senhor Deus, ensina-me a fazer a tua vontade e guia-me por um caminho seguro, porque meus inimigos são muitos.

Estou vivendo a vontade de Deus?

Senhor permita que eu busque todos os dias a Tua Palavra e a tua orientação, para que eu ande em teus caminhos.

Salmo 27.14 – Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus o Senhor.

Estou confiando em Deus acima de tudo?

Senhor perdoe-me por não confiar sempre em Ti, meu Senhor e meu Guia. Ajuda-me neste tempo de Quaresma a esvaziar a minha vida, para que Tu possas me preencher de fé e de amor. Amém

Canto: Cada dia o dia inteiro (LCI 640)

Oração de agradecimento e intercessão

Deus cuidador, graças damos por cuidar de mim cada dia o dia inteiro, graças por este momento de oração e reflexão. Na confiança que Tu és fonte eterna de amor, coloco em tuas mãos minhas preocupações.

Em Tuas mãos entrego as preocupações pelo sofrimento das pessoas em todo o mundo. Sofrimento este gerado pela ganancia, destruição da criação, ausência de fé e de amor, pelo nosso pecado como humanidade.

Em Tuas mãos coloco as pessoas que estão doentes, depressivas, enlutadas, marginalizadas, violentadas, desassistidas, famintas, caídas a beira nos vários caminhos do mundo.

Em Tuas mãos coloco as situações e pessoas que se encontram solitárias e sem esperança, que necessitam hoje da ressureição que só Tu podes dar ó Senhor.

Em Tuas mãos coloco a minha vida, que tão rapidamente corre para longe de Ti, e se entorpece de muitas superficialidades, que me deixa cansado, sobrecarregado, que abafa a minha fé, e me afasta da Tua maravilhosa presença. Peço que neste tempo de quaresma Tu me ensines a Jejuar, a esvaziar, daquilo que não me faz bem, daquilo que não é essencial, para que eu possa preencher a minha vida e tempo com oração, louvor, leitura bíblica e com a Tua presença.

Agradeço ó Deus Salvador porque Tu permites que eu entregue a Ti a minha vida, minhas preocupações, medos e sonhos, por Jesus Cristo, teu amado Filho, que oro. Amém.

Canto: Canção do Cuidado (LCI 567)

Bênção

Que a benção de Deus que acolhe, perdoa e restaura, possa te renovar.
Que a benção de Deus que ensina e envia, possa te conduzir.
Que a benção de Deus que abraça em amor, possa te abençoar.
Que assim te abençoe Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Convite

No tempo de Quaresma, te convidamos para vivenciar o Jejum Diaconal!

Jejum Diaconal consiste em separar aquilo que escolhemos jejuar e compartilhar com alguém que precisa. Na prática, seria: se eu deixei de comer chocolate na Quaresma, vou separando e guardando o valor com o qual compraria o chocolate, e no final da Quaresma eu doo esse valor, ou compro alimentos para alguém que precisa (a doação também pode ser feita ao trabalho diaconal da sua comunidade e/ou para alguma instituição diaconal ou social).

Participe desta ação que transforma vidas.


Oração moldada pelo Diácono Jaime Ruthmann
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Jaime Ruthmann
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 66199

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br