Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de julho de 2021

26/07/2021

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

26 de julho de 2021

Acolhida:
“As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o Senhor” – Provérbios 19.21

Saudação:
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus o Pai, estejam com todos vocês!

Reflexão:
O Salmo 31.1-5, nos diz:

Ó Senhor Deus, em ti eu busco proteção; livra-me da vergonha de ser derrotado.
Tu és justo; eu te peço que me ajudes. Ouve-me e salva-me agora. Peço que sejas uma rocha de abrigo, uma defesa para me salvar. Tu és a minha rocha e a minha fortaleza;
guia-me e orienta-me como prometeste. Não me deixes cair na armadilha que armaram para mim, pois tu és o meu refúgio; nas tuas mãos entrego a minha vida. Tu me salvarás, ó Senhor, porque tu és Deus fiel.

O Salmo 31 é uma poesia de ação de graças. Mas fala também de momentos de angústia e do consolo que vem por parte de Deus.
É uma oração de Davi, cansado de tantas decepções e perseguições.
Portanto, este salmo pode ser usado como uma oração confortadora para tempos difíceis e de crise. São palavras animadoras, principalmente neste tempo em que nos encontramos.

Neste Salmo, Deus nos é apresentado como o refúgio seguro contra as tempestades da vida. E nos lembra, que os seus cuidados se estendem a todas as gerações, desde a eternidade.

- E quantas vezes em nossa vida, não precisamos de um refúgio seguro?
E quantas vezes na nossa família, no nosso trabalho, Deus foi este refúgio seguro!
Quando temos a certeza de que Deus nos carrega, também nas horas difíceis, então podemos seguir confiantes e não precisamos temer em meio as tempestades.

O salmo nos diz de que a vida não é feita somente de flores, que muitas vezes, enfrentamos dores e sofrimentos. Mas que apesar de tudo, Deus nos dará as forças necessárias para a construção de um novo começo. E assim, toda a nossa vida vai se movendo no tempo. Horas boas, horas não tão boas.
Se colocamos a nossa confiança em Deus, podemos dizer junto com o salmista:
“Nas tuas mãos estão os meus dias!”
Pois nem sempre vamos ter o controle sobre tudo... muitas vezes, é preciso dizer:
“está nas mãos do Senhor e não nas minhas!”

As pessoas fazem muitos planos, traçam projetos...sonham... Sinal de que ainda resta esperança! Mas independentemente de tudo que temos planejado ...Quem decide é Deus!
Mesmo que não queiramos aceitar, mas isso aponta para a fragilidade do ser humano. Como seres humanos somos muito pequenos. Mas, mesmo assim, Deus se volta para nós com olhar de misericórdia, com olhar gracioso, afinal somos suas filhas queridas, seus filhos queridos!

Olhando para tudo que já passou, para tudo que ficou para traz em nossa vida, que fez parte do nosso passado, vemos que em tantas situações, Deus já estava lá, nos carregou e foi nosso refúgio. São memórias que fazem bem ao coração! E nos dão a certeza, de que agora, Deus também estará conosco e nos dará forças, para mais uma vez, superarmos tudo aquilo que nos tira o chão.

A vida passa depressa, use o tempo para estar perto daqueles/as que você ama, não guarde mágoas... as mágoas tiram o brilho da vida! Portanto, perdoe e sabendo da fragilidade humana, de vez em quando, vamos nos decepcionar! Por isso, precisamos buscar sempre a orientação na palavra de Deus. Assim Deus espera de nós, que sempre vivamos de acordo com a sua vontade, seja com o próprio Deus, com nosso próximo ou com nossa família!

E assim, segue a vida, a vida que é feita de pequenas alegrias... não tem como ser diferente! A gente não consegue estar feliz o tempo todo! Mas podemos proporcionar essas pequenas alegrias uns aos outros, com certeza são atitudes que animam e dão sentido ao nosso viver, apesar de tudo!

Portanto, firmados e orientados pela palavra de Deus, motivados e animados pelas suas promessas, sejamos sempre agradecidos/as a Deus, pela nossa vida, por sua proteção que não falha e em confiança, podermos nos colocar em suas bondosas mãos. Que ele em sua graça nos ajude e nos abençoe. Amém!

Canto: 567 – Canção do Cuidado ( Livro de Canto da IECLB)

Oração:

Bondoso Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Esteja conosco em nossa caminhada de vida. Nos acompanhes, nos protejas... que apesar das dificuldades e das adversidades, Tu, ó Deus, possas nos proporcionar a alegria de viver e de celebrar a vida.

Pedimos-Te, Senhor Deus, que conduzas os nossos passos. Faze com que a cada novo dia o teu Espírito Santo venha sobre nós e nos renove.

Agradecemos-te, pelas tantas bênçãos que nos concedeste até o momento. Continue junto conosco, pois queremos nos colocar em tuas mãos. Pedimos por orientação: guia-nos pelo caminho da justiça, da paz e do amor. E guarda-nos do poder da ganância, do ódio e da morte. Ajuda-nos a aproveitar bem o nosso tempo de vida, escolhendo sempre fazer o bem. Queremos ser pessoas dispostas a divulgar e viver a vida baseada no teu evangelho. Evangelho que nos ensina a Diaconia. Evangelho que nos convida a irmos em direção daqueles/daquelas que anseiam por dias melhores! Que nossos gestos e atitudes levem sempre o amor a quem mais precisa! Ajude-nos em nossa tarefa de sermos teus servos e tuas servas. Em nome de Jesus, teu filho nos ensinou a orar...

PAI-NOSSO

Bênção: Que a bênção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo venha, esteja e permaneça com vocês hoje e sempre. Amém.

Diác. Irléci Klitzke Thomas
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br