Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de março de 2021

25/03/2021

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de março de 2021

Acolhida e Saudação: Saudamos o leitor e a leitora neste dia tão especial onde paramos para orar e interceder junto a Deus pela Diaconia, colocar nossa fé em ação a favor das pessoas, servir de acordo com nossos dons, conforme a palavra bíblica: “Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros!” (1Pedro 4.10).

Hoje a sociedade como a um ano continua, isolada, longe do calor de um abraço, de palavras carinhosas faladas ao pé do ouvido ou um forte e significativo aperto de mão. Continuamos recebendo informações que por vezes nos confundem e adoecem. Em contrapartida somos cobrados por respostas rápidas sobre situações e sentimentos que nos sãos estranhos.

Somos nós, eu, você, nossa vizinha e vizinho, a moça e o moço que moram na rua dos fundos, as duas mulheres que revezam no empurrar o carrinho de materiais recicláveis quando passam na frente de nossa casa. Todos e todas vivenciam esse triste tempo de pandemia.

Destaco aqui todas as meninas, jovens, mulheres e idosas que também experimentam esta dura realidade, acolhendo seu espectro de sentimentos originados na doença de seu corpo, de algum familiar, uma amiga ou amigo. Sentimento de dor, luto, impotência, angústia e desânimo. Faço menção também as mulheres que estão em contato com as pessoas doentes. Que diariamente deixam seus lares para exercer uma função que excede o profissionalismo na maioria das vezes para cuidar, servir seus semelhantes.

Hino para ouvir e ou cantar - Concede o Teu perdão (Interpretado pela Associação Diacônica Luterana – ADL) 

Leitura da Palavra: Marcos 10.35-45

Hino para ouvir e ou cantar - Pelas dores desse mundo o Senhor (Interpretação: Musica Luterana 500 anos) 

Oração de agradecimento e intercessão:

Deus do amor e da misericórdia, chegamos a Ti em oração apesar das dificuldades experimentadas e queremos dar graças. Agradecer por ver corações se unirem numa só força e produzirem humildemente amor nas relações e nos cuidados. Por existirem telas que trazem imagens, notícias de nossos familiares e irmãos e irmãs da comunidade e por onde também podemos nos comunicar e saber que o amor do cuidado permanece apesar das adversidades.

Graças Te damos, oh Deus, por nos ter criado a sua imagem e semelhança, e assim temos em nós sua esperança e também a fé. E então expressar uma ação diaconal independente de qual dimensão, a intercessora, a prática, a profética ou a ecumênica para agirmos em favor da vida e quem nos conduz neste caminho és Tu.

Novamente colocamos em tuas mãos todas as pessoas afetadas pela pandemia de COVID-19. Pedimos que restabeleça a saúde, dê paciência aos processos lentos de recuperação e a chegada de novos imunizantes.

Entregamos a ti todas as pessoas enlutadas. Conforta e consola quando não podem viver os ritos de despedida, que deixam ainda maior o vazio, a perda e a solidão. Esteja Deus com essas pessoas, seja o amparo neste momento.

Em especial Deus, pedimos pelas mulheres que além de todas as dificuldades oriundas da pandemia, convivem com duras situações como desemprego ou a falta de oportunidade, cuidado com filhos pequenos, violência doméstica, salários inferiores ao dos homens em mesmos cargos, idosas cansadas sendo responsabilizadas pelo cuidado com os netos. Senhor cuida delas.

Na certeza de que ouve nossa oração e que acolhe os pedidos que estão em nossos corações nos unimos nas palavras da oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso...

Bênção

Senhor, tu que és fonte de bênção, abençoa-nos.

Tu, que és a fonte da força, fortalece-nos.
Tu, que és a fonte do amor, anima-nos
Para amarmos todas as criaturas.

OrAção
Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido você para
realizar uma ação de cuidado por meio de uma visita telefônica. Ligue para pessoas e se disponha a ouvir
sobre como elas estão neste tempo de isolamento social. Uma boa visita!


Oração elaborada pela Sra. Sandra Fix
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Sandra Fix
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 61637

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br