Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de outubro de 2021

26/10/2021

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de outubro de 2021

Pensando em voz alta: Em outubro há o dia das crianças, o dia das professoras e dos professores, dia da alimentação, dia da Reforma Protestante Luterana. O movimento da reforma teve seu ponto marcante em 31 de outubro de 1517, quando Martim Lutero fixou as 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. As teses são temas relevantes da Teologia, da Igreja, do perdão, das obras, da Salvação, o direito das pessoas pobres e enfrentamento da pobreza, entre outros. Elas foram publicadas para serem estudadas e debatidas por todos e todas. Neste evento teve início o amplo movimento da Reforma. Protestante.

A Oração da Diaconia nos convida para recebermos a dádiva da mensagem Divina da ética do amor junto a todas as pessoas, de jeito carinhoso junto às pessoas que vivem em situação de misérias, de doenças, de deficiências, de pobreza e de vulnerabilidade. Todas são colocadas no centro da reflexão teológica de Lutero, dos homens e das mulheres reformadoras, e passam a ser respeitadas como sujeitas de direitos.

Acolhida: Saudamos vocês com o lema do mês de outubro: “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem”, Hebreus 10.24. A dica da ética cristã é amar e fazer o bem.

Saudação: Estamos reunidos e reunidas em nome de Deus que nos ama e nos acolhe como Pai e Mãe, em nome de Jesus Cristo, o Filho, nosso Salvador e em nome do Santo Espírito que nos anima, explica a Palavra e fortalece. Amém.

CANTO: Nº 03- LCI - Em nome do Pai,.....

Leitura Bíblica: Marcos 10.46-52

O relato bíblico gira ao redor de Bartimeu, da margem da estrada, de Jesus, dos discípulos e da multidão. Divide-se em três momentos: a) Jesus passa, o cego Bartimeu está sentado à margem do caminho e grita; b) Jesus para, o cego se levanta e caminha em sua direção; c) Jesus se põe novamente a caminho e Bartimeu, curado, o segue. Tudo acontece na estrada que leva os peregrinos de Jericó a Jerusalém (+/-24 km).
Na saída da cidade está sentado um cego, Bartimeu, pedindo esmolas. Ele fica sabendo, através das conversas da multidão, que Jesus está passando. E põe-se a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Quanto mais a multidão o repreende e manda se calar, tanto mais ele grita: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. “Eu quero ver” é a oração do esmoleiro. Grita por misericórdia de Jesus. Até que enfim, Jesus para e o manda chamar para o ato de acolhimento e processo de cura e seguimento.

CANTO: Nº 176 - LCI – Dizei aos cativos: “Saí!”

Oração de agradecimento e intercessão:

Deus, nosso querido Pai, gratidão por tua palavra pregada entre nós e no mundo, também durante o mês de outubro. Tu enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança a tua criação. A ti nós te pedimos: capacita-nos com espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas, a natureza e ilumina nosso coração e nossa mente para recebermos tua Palavra de amor e vida também aqui entre nós. Tua presença aqui seja sinal do teu cuidado por tua comunidade e por tua criação.

Querido Deus que ouves nossos clamores e cuidas de sua criação com amor e misericórdia. Intercedemos pela tua Igreja e, em especial, pelas pessoas que estão passando por momentos de lutas, dificuldades e incompreensões.

Intercedemos pelas pessoas vítimas do COVID-19, pelas pessoas enlutadas, pelas que venceram, mas estão com sequelas.

Intercedemos, de forma especial, em favor das crianças órfãs, no Brasil são centenas de milhares, pelas crianças cujas mães estão em prisões, gravemente enfermas ou privadas de alguma forma de serem cuidadas com carinho e tenção.

Intercedemos pelas pessoas que dedicam sua vida para realizar cuidados, sejam pais, mães, irmãos, irmãs, vovós, vovôs, profissionais de saúde, professores e professoras, ministros e ministras na IECLB, outras que se dedicam ao cuidado e amor.

Deus, intercedemos pela tua Igreja, pelas ações diaconais, principalmente neste momento em que famílias estão sofrendo frente a todas as adversidades como a Pandemia do COVID 19, secas, enchentes, guerras, fome, sede, conflitos familiares, comunitários, sociais, incêndios, e hoje se encontram em situação de vulnerabilidade social. Intercedemos também pelas pessoas que colocam os seus Dons a serviço de sofredoras e sofredores.
Assim, colocamos em tuas mãos os nossos sonhos e alegrias e também nossos medos e anseios. Por Cristo Jesus te pedimos. Amém

CANTO: LCI 289 Bênção da Irlanda (Queira a estrada conduzir-nos juntos...)

Benção e Envio:
Agora, caminhamos, na graça do Espírito Santo de Deus, cientes do nosso compromisso cristão de servir, amar, ensinar e viver na perspectiva do Reino de Deus que, em Jesus Cristo, já chegou. E que Deus, no seu tempo, o realiza em plenitude. Enquanto caminhamos, vamos dizer ao mundo todo que Deus é bom, misericordioso, justo e, através do perdão, faz acontecer vida e salvação. Amém.

Damos graças a Deus. Amém


Oração moldada pelo P. Teobaldo Witter
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 64964

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br