Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2019 - Inclusão

16/08/2019

“Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou”. O tema do ano da IECLB nos revela que Cristo deixou a paz como um presente para ser cultivado e vivenciado. Portanto, somos convidados e convidadas a construir pontes, a transpor barreiras e abismos que impedem e dificultam as pessoas de viver a vida com dignidade, acessibilidade e paz. O tema nos motiva a pensar, repensar e viver a temática da dignidade, do acolhimento e da inclusão em nosso ser igreja, comunidades que testemunham o evangelho na sociedade.

Estamos compartilhando com vocês material, subsídios para a semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

O tema é Inclusão, pois a partir dela é que teremos e seremos uma igreja com comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias. Segundo os dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) 23,9% da população brasileira têm alguma deficiência. Realidade que faz parte da IECLB em suas comunidades. Por isto, necessitamos trabalhar permanentemente a inclusão com temática e fundamentalmente como proposta de ser Igreja atrativa, inclusiva e missionária.

O material que está em suas mãos apresenta um relato de uma mãe de uma jovem com Síndrome de Down, parte de uma pesquisa realizada pelo programa de Diaconia Inclusão com o Sr. Cristian Evandro Sehmen sobre o Direito das Pessoas com Deficiência ao acesso a diferentes formas de comunicação, um texto do pastor Marcos Augusto Armange e informações sobre o Instituto Luterano Campos Verdejantes (um centro de referência na área da pessoa com deficiência que está sendo construído em Campo Alegre/SC).

Além disso, compartilhamos um breve texto sobre o símbolo das meias, utilizado em diferentes países para refletir sobre Síndrome de Down. A proposta é que possamos seguir na reflexão e especialmente na inclusão a partir da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Que o bondoso Deus que nos acolheu e inclui em Jesus, nos inspire a esta caminhada permanente de viver e ser inclusão.

Diaconisa Arlete Adriana Prochnow
Pastor Olmiro Ribeiro Junior

Para ler a versão digital, clique no quadro abaixo.

 

 

Você pode ver uma retrospectiva da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Clique aqui.

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Semana PCD 2019.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br