Missão nas Escolas



ID: 2662

O Colégio Cônsul Carlos Renaux e a Reforma Luterana

“A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos”. Martim Lutero

25/10/2021

 

O ponto alto da Reforma Luterana foi, sem dúvida, o combate à venda das indulgências. Lutero “redescobriu” o Evangelho e, a partir daí, um Deus amoroso foi revelado. A salvação não está mais a venda. Por meio da graça somos salvos, mediante a fé. Através do batismo e pela fé, somos chamados a servir e a amar. Contudo, o impacto da Reforma foi muito além do campo religioso.

A Reforma de Martim Lutero provocou transformações na sociedade e no mundo. Na área da educação, em especial, deixou uma profunda marca. O projeto educacional da Reforma deu origem ao ensino moderno e organizado em ciclos. Além disso, Lutero já via a educação como uma força libertadora para as pessoas e um investimento que traria muitos benefícios para as cidades.

Há 150 anos atrás, os primeiros imigrantes luteranos e o Pastor Heinrich Sandreczki trouxeram o legado da Reforma Luterana e suas visões para as nossas terras. A fundação do nosso Colégio muito se deu em razão da visão luterana sobre a educação.

O legado da Reforma e os valores de fé sustentaram e sustentam até hoje a missão do Colégio: formar cidadãos com valores humanos e cristãos, que atuem na construção de um mundo melhor.

Ao longo da história e até o presente temos experimentado muitos desafios. Atualmente, vivemos em um tempo marcado pela intolerância, preconceitos, crises ambientais e éticas. A pandemia do Covid-19 agravou potencialmente esse quadro. Mas, é para esse contexto que somos chamados a fazer a diferença - através de uma educação de excelência que contemple o diálogo, o respeito, a paz e a solidariedade.

Ainda, para Lutero, a educação, seja ela religiosa ou formal, é um processo permanente. Quanto mais estudamos ou ensinamos, mais coisas temos para aprender. O aprender e o ensinar para a vida nunca se encerram. Eis aí uma valiosa lição do reformador.

Assim, registramos a nossa gratidão pelo legado da Reforma, pelo nosso passado, presente e futuro. E pedimos que Deus nos capacite e nos fortaleça na missão de ensinar. Que o aprendizado seja um processo permanente e que nosso Colégio continue contribuindo com a formação de cidadãos que façam o mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Educação faz a força. Educação faz a diferença.

Aproveitamos para agradecer todos os membros da comunidade escolar, professores e colaboradores por acreditar nessa missão, pela sua paciência, por sua dedicação e pelo seu comprometimento! Obrigado por sonhar junto esse sonho que completa 150 anos. Que Deus nos guie e nos abençoe grandemente.

Nathan Krieger
Professor de Ensino Religioso
Outubro de 2021
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br