Missão com Jovens



ID: 2751

Carta-mensagem da Reunião do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE)

15/03/2020

 

Carta-mensagem da Reunião do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE)

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 14.1

A confiança em Deus sempre moveu diferentes pessoas rumo ao compromisso e ao cumprimento de uma missão. No antigo testamento, Abraão e Sara confiaram no chamado de Deus (Gênesis 12), se lançaram a novas terras e, assim, tornaram-se patriarca e matriarca do povo de Deus. No novo testamento, em muitas passagens, Jesus encoraja pessoas, tais como os pescadores, os quais motivou a lançar as redes novamente (João 21). A palavra de Deus nos diz: “Não tenha medo, e não desanime”.

Nesses dias, reunido em Curitiba/PR, o CONAJE foi confrontado com a difícil realidade do Coronavírus. Há uma insegurança que se alastra e enche as pessoas de um medo paralisante. Diante disso, somos chamados e chamadas a confiar em Deus e temos a responsabilidade de agir para que o medo e a epidemia não se alastrem, através de atitudes preventivas. Essa causa é da juventude. Essa causa é da Igreja.

Existem outras “epidemias”, que se alastram silenciosamente pela Igreja: preconceitos, racismo, segregação. Temos uma teologia belíssima, mas que, por vezes, se encontra retraída. Um perfume valioso, que precisa ser exalado. Não podemos ser apenas vistos como uma “igreja branca, elitista, dos alemães, fechada e pequena”, mas uma igreja que prega e vive o acolhimento. O CONAJE olha para esses estigmas históricos de uma forma crítica e convida as pessoas cristãs a uma postura de humildade, acolhimento e inclusão, que gere incidência na realidade social. Precisamos nos planejar para isso. Que projeto de JE vislumbramos? Que projeto de IECLB vislumbramos?

Somos como pipas ao ar – desafios e percalços nos “balançam”. Há ventos contrários a serem vencidos e há ventos favoráveis que nos impulsionam. Tempestades também podem surgir, porém, há um fio que nos sustenta e dirige. Um fio invisível e intrínseco: nossa ligação com Deus, que começou no batismo e nos leva a ter esperança, a propagar a paz e a viver em amor.

É esse o convite do próximo CONGRENAJE: exalar a essência da nossa fé e perfumar esse mundo que ainda é de Deus. Afinal, ainda existem sinais de paz e de graça.

Conselho Nacional da Juventude Evangélica
Curitiba/PR, 15 de março de 2020
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 55448

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br