Diversidade étnica



ID: 2907

Mensagens de Fé e Esperança - 20-11-2021 - Sínodo Espírito Santo a Belém

Oração em tempos de COVID-19

20/11/2021

 

Hoje, 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra. Talvez, você tenha ouvido alguns questionamentos sobre a necessidade de haver o dia da Consciência Negra ou, até mesmo, você tenha questionado a existência dessa data. Certamente, algumas postagens nas mídias sociais foram feitas para deslegitimar este dia afirmando: “Não precisamos ter consciência negra, mas, sim consciência humana”, “O Dia da Consciência Negra é importante para lembrarmos que alma não tem cor” e tantas outras frases que defendem não ser necessário o Dia da Consciência Negra.

Mas, então, por que é importante a existência desse dia? O 20 de novembro surge para resgatar do esquecimento nacional o sofrimento que foi imposto aos negros e às negras escravizados e arrancados do continente africano e para lembrar as lutas que elas travaram para conquistar a liberdade. Este dia tem como objetivo valorizar a contribuição dos negros e negras para a construção das riquezas de nosso país. O Dia da Consciência Negra, além valorizar a história das pessoas negras, quer elevar a autoestima delas apontando para a influência cultural africana na formação da identidade brasileira.

O 20 de novembro também é momento para denunciar as práticas cotidianas de racismo, preconceito e discriminação existentes em nosso país. Logo, esse dia, é oportunidade para todas as pessoas tomarem consciência da história da população negra e se envolverem na luta antirracista, com o objetivo de fazer do Brasil uma sociedade em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e, assim, desapareçam os privilégios das classes dominantes de pessoas brancas.

Creio que os objetivos do Dia da Consciência Negra têm ligação com as palavras escritas por Paulos aos Tessalonicenses: Não se cansem de fazer o bem (2 Tessalonicenses (3.13). Porque fazer o bem é valorizar a história das pessoas e auxiliá-las a vencer as barreiras que as impedem de ter vida plena e abundante. Assim sendo, pessoas cristãs têm a missão de manter viva a história das pessoas negras e lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação na sociedade e nas comunidades. Que Deus nos ajude a ter consciência da história das pessoas negras e que Ele nos auxilie para que façamos o bem por meio de ações antirracistas. Amém!

P. Günter Bayerl Padilha
Paróquia de Colatina – ES
Sínodo Espírito Santo a Belém
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br