Outubro Rosa - Subsídios para Celebrar e Refletir 2020

15/10/2020

 

 

 

SUBSÍDIOS PARA CELEBRAR E REFLETIR 2020

Cristina Scherer

Pastora na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Litoral Norte de Santa Catarina – Sínodo Norte Catarinense

 

 

 

 Com o objetivo de envolver as comunidades da IECLB em ações e reflexões sobre o tema da campanha Outubro Rosa, a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, em parceria com a Pastora Cristina Scherer, organizou o material deste ano.

O resultado desse bonito trabalho, o compartilhamos com você por meio de vídeos, semanalmente postados nas redes sociais da IECLB e no Portal Luteranos. Elementos litúrgicos, que constam nos vídeos, acrescidos de outras informações, os disponibilizamos também em arquivo para download e impressão.

Que o Deus dê a vocês a paz, sempre e de todas as maneiras! Que Ele esteja com todos e todas vocês (2 Tessalonicenses 3.16)

 

SIMBOLOGIA - LENÇO

 

 Muitas mulheres usam um lenço colorido na cabeça durante o tratamento do câncer. Este lenço, além de trazer cor e fortalecer sua autoestima, se torna um símbolo de coragem para enfrentar a doença.

 

AÇÕES CONCRETAS

 

 

Redes Sociais

Para manifestar apoio e solidariedade a todas as mulheres que estão em tratamento contra o câncer, convidamos pessoas para escolherem um lenço bem bonito, tirar uma foto com ele na cabeça e postar essa foto nas suas redes sociais com as hashtags  #outubrorosadetodacor e #somosieclb.

Que o colorido dos lenços seja sinal de empatia e uma forma de dizer que nenhuma mulher está sozinha.

 

Doe Lenços

Doar lenços é uma forma de ajudar e incentivar as mulheres a não desanimarem mesmo em um momento tão difícil. Há muitas instituições, organizações e hospitais que possuem um Banco de Lenços. Em geral, recebem doações de lenços os quais são repassados para mulheres em tratamento de câncer. Procure saber onde, em sua cidade, existe esse serviço e motive as pessoas de sua comunidade a fazerem sua doação para a manutenção do Banco Solidário de Lenços. 

 

Testemunhos De Vida

 

Motivar para que haja um breve testemunho de vida de mulheres que passaram ou passam pelo câncer. Aliar o símbolo do lenço como força e coragem para enfrentar a quimioterapia, lembrando do apoio de familiares, amigos e amigas e da comunidade de fé.

 

REFLEXÃO BÍBLICA

 No ano de 2020 muitas coisas mudaram. Mudou a forma de interagirmos com as pessoas e de refletirmos sobre o valor da vida. Neste tempo de profundas mudanças, também percebemos a necessidade do uso da tecnologia que nos uniu e conectou mais e mais. Por causa da pandemia fortalecemos nossa ação como Igreja também nas redes sociais. As campanhas virtuais, realizadas com o uso de hastags(#)marcaram a nossa presença  ao longo deste ano como Igreja que vivencia a fé em comunidade e se fortalece na esperança e no amor de Jesus Cristo.

Na Campanha do Outubro Rosa priorizamos o testemunho por vídeo de diferentes mulheres, Márcia(RS), Lúcia(ES) e Regina (MA) que em comum, enfrentam o câncer. Elas nos contagiam com suas histórias de vida, coragem, fé e empoderamento. Também na sua comunidade há histórias de vidas de mulheres com câncer. Ouça-as, valorize o que elas têm a dizer, a testemunhar, a compartilhar como forma de apoio a tantas outras mulheres que passam por situações semelhantes.

Neste ano, usamos como simbologia o lenço. Lenço colorido, multicor, de uma cor só, não importa. O uso do lenço na fase do tratamento do câncer é símbolo de coragem, de empoderamento, de ânimo e força para enfrentar a doença e passar pelo tratamento da mesma. O lenço, que é usado em diferentes culturas de maneiras distintas, une as mulheres com câncer. Um lenço que pode transmitir nesta fase da vida leveza, colorido, autoestima, cuidado, apoio, solidariedade, amor. Neste sentido, há um banco de lenços para o qual você, seu grupo e comunidade também podem contribuir. Doar lenços é uma forma de ajudar e incentivar as mulheres a não desanimarem mesmo em um momento tão difícil.

Uma palavra bíblica que vem ao nosso encontro neste ano é a de Lucas 1.37. Neste evangelho, Deus envia o anjo Gabriel para confortar e acalmar a jovem Maria diante da notícia que lhe fora partilhada, de que ela seria mãe do menino Jesus. O mesmo anjo fala também da história de Isabel, parente Maria, que em alta idade tornara-se mãe de João e, conclui afirmando: “Para Deus nada é impossível”!

Cada mulher que descobriu o câncer teve alguém que lhe comunicou a notícia. Cada mulher teve reações diversas e únicas diante da mesma notícia. Cada mulher encontrou anjos e anjas pelo caminho de travessia do câncer, que pode lhe sussurrar e afirmar: “Creia, confie, acredite... o Deus para o qual nada é impossível está contigo.” Desta maneira, como IECLB, queremos estar ao lado das mulheres que se espantam, sofrem e choram com o diagnóstico do câncer e também queremos ser pessoas que anunciam força, coragem, cuidado e amor diante do enfrentamento e tratamento da doença, confiando que para o Deus da Vida, Deus-Emanuel, Deus conosco, nada é impossível.

(Pa. Ma.Cristina Scherer)

 

MÚSICA

 

Existem algumas canções populares que nos marcam em muitos momentos da vida. Ao lembrarmos da história de vida de tantas mulheres que conhecemos em nossa família e comunidades e no círculo de amizades, que vivenciam o câncer, lembramos da canção popular MARIA,MARIA, de Milton Nascimento. A canção é bem conhecida e podemos desafiar grupos da comunidade a fazerem uma paródia com a mesma, enfatizando o cuidado, a prevenção, a força e coragem que cada mulher transmite ao passar pela doença. Cantando, juntas nos fortalecemos e apoiamos e confessamos que para Deus nada é impossível!

 

Use a criatividade e componha a sua paródia para o #outubrorosadetodacor!

 

 

Maria, Maria

Milton Nascimento

 

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

 

 

Maria, Maria

Adaptação/Paródia (Pa. Cristina Scherer)

 

Maria, Maria

se cuida, examina, se toca

Tua vida é preciosa, sempre!

Na luta contra o câncer

Usa o teu lenço e vibra, colore a vida,

Com tua história e coragem!

 

 

 

Salvação

Letra de Sílvio Meinke

Melodia de Astor J. Dalferth

 

1./:Muita gente se achega curiosa

para ver tudo que vai acontecer, pois

ouviram que Jesus cura doentes,

querem ver as novas curas para crer.:/

 

//: Vai em paz – diz Jesus e a curou.

Vai em paz foi tua fé que te salvou. ://

 

 

2./: Doze anos encurvada pelas dores,

ela vai e se mistura à multidão.

Temerosa aproxima-se do mestre

E lhe toca o seu manto com a mão. :/

 

3./: Desprezada e expulsa como impura,

Precisava encontrar a redenção,

Pois a vida em sofrimento se esvaía.

Era tempo de buscar libertação. :/

 

4./: Nesta cura, cristo mostra autoridade

Sobre a morte, a doença e opressão.

E coloca um sinal muito visível

Do seu reino que nos traz a salvação.: /

 

 

Salvação

Adaptação/Paródia (Pa. Bianca Weber)

 

Uma notícia muda toda trajetória

Em meio a lenços ela busca força e paz

Tenha coragem, mulher na tua luta

Deus está sempre contigo- é teu abrigo

 

//: Vai em paz pois Jesus está contigo. Ele é tua força, teu amparo e teu abrigo. ://

 

 

Outubro Rosa nos convida à prevenção 

Cuidar do corpo com carinho e atenção;

Irmanadas pelo autor da nossa vida 

É que em nós se fortalece a comunhão.

 

 

ORAÇÃO EM POESIA  

 

 

Amável Deus de toda a cor 

O arco de todas as cores que colocaste no céu para aliviar nosso medo em pensar que nada vai mudar, traz o presente da aliança com tem povo, com cada pessoa, cada ser vivo na terra...

Deus de todas as cores, de todos os jeitos amorosos que transbordam profundos sentimentos, arco-íris de vida plena...Teu sinal na cruz que promete a vida em abundância para todas as pessoas, com carinho acolhedor e doce me faz mansa e pura ventania...

Tem dias que não me dizes nada, não me perguntas nada... Mas sinto no silêncio o teu colo de mãe que acaricia a minha alma e me deixa chorar até cansar... e depois, vem pra enxugar cada lágrima derramada...

Minha dor, meu medo, minha ansiedade são acolhidas por ti Deus de ternura... E a esperança brota outra vez...E ensinas que a vida começa outra vez... e outra vez... Refresca meu coração sofrido para as alegrias novas poderem vir. 

Nesse viver rosa, amarelo, azul, verde, vermelho, lilás, não é esquecer que a vida tem amarguras e dores incontáveis, mas é crer que as tuas bênçãos são infinitas. E assim, creio sem duvidar um segundo, que os teus sonhos não morrem jamais! Sonhos que nos deixas conhecer e outros que são cheios de mistérios. 

A esperança enche a minha vida de sentido... E é dela que vou viver... porque os sonhos e a esperança não morrem no coração cheio de coragem e entrega... essa coragem me faz voar!

Toco todas as cores do arco-íris cheio de tua graça para todos os meus dias hoje e eternamente...

Quantos sorrisos vou plantar e colher? Viver é ser uma bênção para as pessoas... em teu abraço Ruah se aconchegam as mulheres de toda cor... Em nome de Jesus que venceu o mundo e derramou seu sangue por Amor. Amém.

(Pa.Elisabeth Lieven)

 

 

BÊNÇÃO

 

 

Que a bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar,

Que a bênção de Jesus, nascido de Maria,

Que a bênção do Santo Espírito de amor

Envolva com carinho e cuidado as vidas das gentes queridas

E cuide das feridas com sua força e amor.

 

(Texto de Pablo Sosa - adaptação Pa. Silvia Beatrice Genz) 

 

 Promoção e divulgação

Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias

Secretaria da Ação Comunitária da IECLB

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br