Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Outubro de 2019

08/10/2019


CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Outubro – 2019

Regula tua esmola segundo a abundância de teus bens: se tens muito, dá mais; se tens pouco, dá menos, mas não tenhas receio de dar esmola (Tobias 4.8 - Bíblia de Jerusalém).

O lema do mês de outubro nos surpreende com uma instigante palavra bíblica que não está nas bíblias que costumamos usar em nossas comunidades.  Como pode isso? Este fato curioso torna oportuno falar sobre a definição das senhas diárias e dos lemas dos meses. Esta carta, portanto, tem um caráter informativo.

As senhas diárias surgiram na Comunidade de Herrnhut, Alemanha. Essa Comunidade se constituiu a partir de 1722, quando o Conde Nicolau Luís de Zinzendorf (Nikolaus Ludwig von Zinzendorf) acolheu em suas terras pessoas oriundas de uma antiga tradição protestante da Boêmia (hoje República Checa). A Comunidade logo se destacou pela intensa comunhão e atividade missionária. No dia 3 de maio de 1728, na reunião noturna da Comunidade, o Conde Zinzendorf proclamou uma breve palavra para o dia seguinte. Este foi o início das “senhas diárias”. A cada dia, a Comunidade recebia um novo lema. Em 1731, foram impressas as senhas para todo o ano. Desde então elas são publicadas sem interrupção.

As senhas diárias são formadas por um versículo do Antigo Testamento e um do Novo Testamento. Os dois textos são complementados por um hino ou uma oração. A escolha das senhas é feita anualmente no mês de maio, em Herrnhut. Em maio de 2019 foram escolhidas as senhas para 2022. A base da escolha é constituída por 1824 versículos do Antigo Testamento. Em um recipiente são colocados cartões numerados, cada um representando um desses versículos. Como num sorteio, os cartões são retirados um por um, de acordo com os dias do ano. Após este processo, são escolhidos textos do Novo Testamento e hinos ou orações que combinam tematicamente.

Os lemas para os meses são propostos por um Grupo de Trabalho Ecumênico para Leitura da Bíblia (Ökumenische Arbeitsgemeinschaft für Bibellesen). Este grupo elabora um plano anual de leitura bíblica e escolhe o lema para cada mês. Por ser uma proposta ecumênica, são incluídos os livros que não estão em nossa tradição. A bíblia na tradição protestante possui 66 livros. Na tradição católica, são 73 livros. A diferença está justamente no Antigo Testamento e se deve ao fato de que as traduções “evangélicas” utilizam como base a Bíblia Hebraica. As traduções “católicas” são baseadas em uma versão grega, chamada de Septuaginta, que contém sete livros a mais.

Martim Lutero definiu os livros adicionais da Septuaginta como “livros que não devem ser considerados iguais à Sagrada Escritura, mas que são úteis e bons para leitura”. Seguindo este entendimento, recomendamos a leitura dos livros adicionais e a reflexão sobre o lema do mês: Regula tua esmola segundo a abundância de teus bens: se tens muito, dá mais; se tens pouco, dá menos, mas não tenhas receio de dar esmola (Tobias 4.8). Ao falar de esmolas, o versículo nos convida a pensar de modo mais amplo, seja no sentido de buscar mudanças sociais, seja no sentido de olhar para a nossa contribuição à comunidade. Que Deus desperte em nós a generosidade e a disposição para colocar os nossos dons a serviço!

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 53709

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br