Somos UM em Jesus!

27/11/2020

 

Boa noite! Convido a comunidade para ouvir em pé o texto bíblico escolhido para o Culto de Ação de Graças. Em 1ª Coríntios 3.1-9 encontramos a seguinte orientação...

Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E, ainda não estão prontos, porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? Alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, será que assim não estão agindo como pessoas deste mundo? Afinal de contas, quem é Apolo? E quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer: Eu plantei. Apolo regou a planta, mas, foi Deus quem a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta, nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento, pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito. Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus. Vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus.

Por instantes, permaneçam todos em pé. Olhem as pessoas que estão à sua volta. Do lado, atrás, na frente, bem ao fundo. Idosos, adultos, jovens, crianças. Por curiosidade, gostaria que sentassem somente aquelas pessoas que nasceram ou que passaram toda sua vida em Garuva. Os sentados são a Comunidade que nos acolheu e aqueles que foram recebidos, os que estão em pé, inclusive “eu”. Podem sentar-se todos.

Todavia, somos um só corpo. Uma igreja. Agora, outra questão que merece reflexão: A Comunidade de Garuva é fruto de quem? Quantos pastores, missionários, estudantes, estagiários e pphmistas passaram por aqui? Qual foi o melhor pastor ou missionário? Quem foram os presbíteros e líderes que se dedicaram com afinco na missão, na construção, no ensino, enfim? Por qual destes ministros e líderes você sentiu ou sente maior afetividade? A situação atual da Comunidade de Garuva é fruto de quem?

Tal é a questão por trás do nosso texto. Especificamente em Corinto, são citados dois nomes: Paulo e Apolo. Quem foram eles? Ambos eram judeus convertidos à fé cristã. Eram fervorosos e bons pregadores, profundos conhecedores das Escrituras. Paulo chegou à fé através de uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Apolo conheceu o Evangelho pelo testemunho do casal Áqüila e Priscila. Paulo estruturou a Comunidade de Corinto a partir da sinagoga judaica. Apolo ficou ali por algum tempo pregando o Evangelho. Em Corinto criaram-se dois partidos: Paulo e Apolo. Provavelmente, nenhum dos dois gostava muito dessa idéia. Então, Paulo, que tinha por hábito manter contato com as comunidades por ele criadas, escreve aos cristãos de Corinto, chamando-lhes a atenção. O que Paulo ensina?

Primeira lição. O v.9 tem uma tríplice afirmação: Somos cooperadores de Deus. Somos sua lavoura. Somos seu edifício. Você e eu, pastor e membro da comunidade, somos chamados de “cooperadores”. Trabalhamos juntos com Deus no estabelecimento de seu Reino. Não que Deus precise de nós. Afinal, Ele é Todo-Poderoso. Mas, Ele nos convoca como seus servos, diria até parceiros. Repare como o apóstolo Paulo abre o leque. A comunidade de Corinto é o que é por causa dele mesmo. Ele a estabeleceu (plantou). Apolo também foi de muita importância, alimentando a turma (regou). Todavia, cada qual, cada membro, integrante, participante também tinha sua importância. Esse texto lembra a figura que aparece mais adiante no capítulo 12, do corpo com seus membros. O bem-estar do corpo depende do desempenho particular de cada membro. Para que o Reino de Deus seja implantado na igreja, na sociedade e no mundo cada membro precisa fazer a sua parte.

Reflita agora, meu amigo/minha amiga, em sua situação dentro da Comunidade de Garuva (ou até no meio onde você vive, seja família, trabalho, escola e sociedade). Não são somente os ministros, não é somente o Presbitério e líderes de setores que fazem a Comunidade ou que levam a mensagem de Cristo ao mundo, cada um de nós é importante, por isso é que Paulo nos chama de “cooperadores”. Deus te ama. Ele te capacita. Ele te escolhe para sua obra. Dê graças e ponha-se em ação.

Segunda lição. Também, o v.9 diz que somos “lavoura de Deus”. Externamente coopero com Deus. Agora, interiormente é Deus quem opera em mim. Ele escolheu e prepara o meu coração. Ele semeia sua Palavra em minha vida. Só consigo fazer algo produtivo a partir do momento em que Deus age em minha vida. Quando deixo o Senhor trabalhar meus sentimento e pensamentos, sou transformado e me torno um instrumento eficaz em suas mãos. Cada um é diferente do outro. Temos nosso próprio jeito e capacidades. A riqueza da Comunidade de Garuva está na união das diferentes vertentes num projeto único que é divulgar o nome de Jesus. Para que isso aconteça é necessária a aproximação. Na minha vida pessoal preciso dizer: Senhor! Eu quero te conhecer. Eu quero caminhar contigo. Tal decisão se reflete na minha vida comunitária. Eu não acredito em cristão que vive sua fé de forma isolada. Também não acredito naquilo que está sendo cada vez mais comum: O cristão que quer manter acesa a chama de sua fé visitando outras igrejas. Ou, agora em tempos da COVID apenas com vídeos no “YouTube”. Tem muitas opções, mas não é saudável. Melhor é viver em comunidade, é se incomodar e se alegrar com o irmão, é sorrir e chorar lado-a-lado, sabendo que nem eu, nem ele, somos perfeitos, que não existe comunidade perfeita. O único justo é Cristo, que foi levado à cruz.

Reflita agora em sua situação dentro da nossa Comunidade. Temos aqui uma grande família. Há oportunidade para festejar. Há oportunidade para se viver em pequenos grupos (Culto Infantil, Ensino Confirmatório, JUMIRIM, JE, OASE, Grupos de Homens, de Casais, de Estudo Bíblico, de Louvor, assim por diante). Há oportunidade constante para aprender a Palavra. A grande questão é: Estou aproveitando as oportunidades? Estou dando espaço para ação de Deus dentro da comunhão?

Concluindo. O apóstolo Paulo questiona aos coríntios chamando-os de imaturos. São eles, somos nós, você e eu. Por vezes, nos detemos em situações e pessoas específicas e acabamos esquecendo o todo. Posso e devo ter minhas opiniões. Mas, se tal opinião é fruto do ciúme e causa divisão, preciso abrir o olho. A Comunidade é composta por pessoas, mas é maior do que elas. Deus, por meio de Jesus, quer o crescimento. Cabe-nos colocar humildemente debaixo do seu poder dizendo: Estou aqui, Senhor! Dispõe de mim nessa comunidade e na sociedade onde estou inserido.

Ainda! Hoje fizemos um pequeno exercício. Trouxemos de casa um doce que será usado para montar o pinheirinho. Na árvore de Natal, os enfeites e doces representam os frutos decorrentes da fé. Eu mesmo sou fruto do empenho e da missão de algumas pessoas. Hoje me dedico na mesma causa. Nem todos os frutos são iguais, nem todas as pessoas são iguais, mas com certeza todos são importantes. Uma árvore bem enfeitada alegra o ambiente. Uma comunidade que frutifica traz alegria à cidade. Lembrando um momento anterior do culto, somos cidade sobre o monte. As pessoas observam e podem se aproximar do Salvador. Amém!
 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60166
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br