Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

A palavra do Senhor nos guia - Pastor Luis Carlos Oliveira - 03 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

03/07/2021

Bom dia!

Hoje, dia 03 de julho de 2021, é uma alegria podermos acordar e na presença de Deus, também em comunhão, mesmo que distante, virtual, trocarmos algumas palavras a partir da Palavra do Senhor nosso Deus. Nesta manhã, quero convidar vocês, estou aqui em Rio Claro/SP, e sou o Pastor Luiz Carlos, a refletirmos numa palavra do salmista e depois num breve texto de Martinho Lutero. O hino que ouvimos inicialmente (depois vou deixar ainda com vocês) também é uma palavra de Martinho Lutero. É uma oração, que ele escreveu e que foi musicada. Quem está cantando é o Grupo Anima, de nosso igreja, IECLB. Esse grupo que se reúne em torno da Faculdade de Teologia, em São Leopoldo.

Então quero ler com vocês um texto e depois refletir com palavras de Lutero e uma breve oração no final. O texto que quero ler com vocês é do salmo 119.33-38: Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até o fim. Dá-me entendimento e guardarei a tua palavra; de todo o coração vou cumprir a tua lei. Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois neste caminho eu me comprazo, eu me alegro. Inclina o coração aos teus testemunhos e não à cobiça. Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade e nem a ostentação, e vivifica-me no teu caminho. Confirma ao teu servo a tua promessa feita para àqueles que temem ao teu nome.

O salmo 119, nós sabemos disso, é um salmo que fala exclusivamente da palavra, dos mandamentos, da lei do Senhor nosso Deus. E procura nos mostrar o quanto é bem aventurada a pessoa que segue nos caminhos do Senhor. Em referência a este texto lido, Martinho Lutero escreve uma reflexão, que está na Bíblia Sagrada com reflexões de Lutero. Diz assim: Nós precisamos praticar diariamente as orações de Davi, como: “Senhor, guia-me em teu caminho e não me deixes seguir os meus caminhos” (Sl 119.35-37), e muitas outras deste tipo, que estão todas compreendidas na oração: “Venha a nós o teu reino”.

Pois os desejos e as cobiças são tantos, tão diversos e, às vezes, por inspiração do maligno, tão astutos, sutis e de boa aparência, que não é possível para uma pessoa dirigir-se a si mesmo em seu caminho. Ela precisa abrir mão de seu próprio agir, encomendar-se ao regimento de Deus e não confiar em sua razão, como diz Jeremias: “Eu sei, Senhor, que os caminhos do ser humano não estão sob seu controle” (Jr 10.23). Isto foi denotado quando os filhos de Israel, saindo do Egito, atravessaram o deserto, no qual não existia caminho, alimento, bebida, nem qualquer refúgio. Por isso Deus andava na sua frente durante o dia com uma nuvem reluzente, e à noite com uma coluna de fogo, alimentava-os do céu, com pão do céu, conservava suas vestes e calçados para que não se rasgassem, conforme lemos nos livros de Moisés (Êxodo e Deuteronômio). Por isso é que pedimos: “Venha o teu reino, para que tu nos governes, e não nós mesmos”; pois nada há de mais perigoso em nós do que a nossa razão e vontade. Podemos acrescentar: quando a razão e a vontade não estão submetidas à Palavra e à vontade do Senhor.

Por isso então, vamos também neste dia colocarmos a nossa vida na presença de Deus e desde cedo nos dedicarmos aos mandamentos e à palavra do Senhor, que é palavra de bênção, palavra de vida. Especialmente a palavra trazida por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Ele é bendito e nele n´[os queremos colocar nosso dia.

Convido para um breve momento de oração: Amado Senhor, nosso Deus, obrigado por tua palavra. Ela é luz para os nossos caminhos e lâmpada para os nossos pés não tropeçarem no mal. Ajuda-nos a viver segundo a tua palavra, amado Deus. Que tudo aquilo que Cristo Jesus, teu Filho, nos deixou de ensinamentos, sejam estes ensinamentos o que vai nos guiar em todos os nossos caminhos e por todos os nossos dias. Entregamos a ti mais este dia e pedimos ajuda-nos a vivermos segundo a tua vontade. Tudo colocamos na tua mão, a partir de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém.

Tenham todas e todos um bom dia. Deus os acompanhe; Deus os guie em tudo. Bom dia!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br