Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Celebração Interreligiosa pelos 468 anos da Cidade de São Paulo

Vivência Ecumênica e Interreligiosa

25/01/2022

O Apóstolo Paulo, na primeira carta ao Coríntios, afirma: “E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo” (1Co 12.5). No dia 25 de janeiro de 2022, comemorou-se os 468 anos de fundação da cidade de São Paulo. Para marcar tal data, celebrou-se na Catedral Metropolitana de São Paulo a missa pela “Conversão de São Paulo Apóstolo”, patrono da Arquidiocese de São Paulo. A missa foi conduzida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

São Paulo é uma cidade marcada pela diversidade de línguas, de etnias, de sotaques, de cores, de formas de pensamento, de manifestações religiosas, culturais e políticas. A diversidade é, tanto para instituições religiosas quanto para o governo, desafiante. E os desafios são bons e impulsionam o desenvolvimento de diálogos para a resolução de problemas. Conforme o Apóstolo Paulo, a diversidade dos serviços está dentro do horizonte da ação de Deus no mundo.

O Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Me. Marcos Jair Ebeling e eu, ministro candidato Dr. Gustavo Schmitt, estivemos representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil neste ato religioso. Muitos representantes religiosos cristãos e de outras confissões religiosas estiveram presentes, além de autoridades civis e militares.

Após a “bênção final”, num gesto de respeito e abertura ecumênica e interreligiosa, o Cardeal Odilo Pedro Scherer cumprimentou cada pessoa religiosa presente. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem como marca o ecumenismo e o diálogo interreligioso. É na interlocução com o diferente que a identidade própria é formada, por isso os diálogos respeitosos e empáticos são determinantes para a vivência da fé em Terra Brasilis. Com o diálogo é possível aproximar-se do diferente sem perder a própria essência e pode-se criar pontes que solucionam problemas. A cidade de São Paulo, com seus 468 anos, é um exemplo de diálogo vivo e constante. Sem diálogo não se vive! O Senhor da Igreja age pela Palavra – que possamos anuncia-la ao mundo com coragem!

Dr. Gustavo Schmitt – Ministro Candidato

Igreja da Paz e Capela de Cristo


Autor(a): Gustavo Schmitt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Ecumene
Área: Ministério / Nível: Ministério - Habilitação
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 65988

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br