Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

É possível acreditar no impossível?

Meditação

25/04/2019

Todo mundo quer viver melhor. Todas as pessoas lutam por melhores condições de vida para si e para os seus amados. Não temos dúvida disso. Até muitas das brigas que acontecem na igreja são justamente porque as pessoas querem o melhor. O problema surge quando visões diferentes do que significa “melhor” colidem. Isso não é exclusividade da igreja, em verdade, tem sido problema dos seres humanos desde o início da sua existência.

Assim tem sido também nos últimos anos, visões diferentes de mundo concorriam para mostrar-se como melhor. Prova disso temos, por exemplo, na Guerra Fria, capitalismo e socialismo brigavam entre si mostrando quem satisfazia melhor as necessidades humanas. Mas, o resultado dessa briga entre sistemas socioeconômicos só demonstrou que a utopia de uma vida melhor está longe de ser concretizada.

Com a morte de Jesus, uma utopia tinha morrido. A proposta do amor de Deus que Jesus ensinou com palavras e ações tinha chegado ao seu fim numa triste sexta-feira. A briga tinha terminado e o “melhor” do sistema opressor tinha vencido. Não adiantava nem chorar, o Reino de Deus que Jesus pregou não fez diferença. Assim pensavam aqueles que levaram Jesus a cruz: “Será que não entendem que para vocês é melhor que morra apenas um homem pelo povo do que deixar que o país todo seja destruído?” (João 11.50 NTLH). Em nome do melhor mataram! Em que mundo será que eles viviam? Será possível acreditar que se faz o melhor fazendo as outras pessoas sofrerem?

Nestes dias, fomos chocados com os atentados a bomba em meio a celebrações da Páscoa em Sri Lanka. Ainda não está totalmente explicado, mas até agora a motivação é resposta às mortes nas mesquitas em Nova Zelândia. O melhor é que alguém pague morte com morte! É possível acreditar nisso? A vingança humana usa o nome de Deus para justificar as suas atrocidades.

“O mundo está doido” é uma frase comumente usada. É muito doido acreditar no impossível nos dias de hoje! Foi doido para Tomé acreditar no que disseram os seus colegas sobre a morte de Jesus. É muito doido acreditar que o impossível se faz realidade: Que Deus quer um mundo melhor, um mundo onde a morte não tenha a razão, onde as pessoas não usem o nome de Deus para justificar as suas más ações. É possível...

Jesus disse para Tomé: Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 20.29)

P. José Kowalska
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br