Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Efatá - Levanta-te - Marcos 7.33-34 - Pastor Astor Albrecht - 24 de março de 2021

Oração em tempo de coronavírus

24/03/2021

A graça e a paz de Jesus, nosso Senhor, esteja contigo.

No final do capítulo 7 do Evangelho de Marcos, Jesus saiu da Galileia, e está entre os não judeus. E, ali, algumas pessoas trazem um homem surdo e gago para ele. Devido suas limitações este homem deveria conhecer pouco sobre Jesus.

Então, os gestos de Jesus falam com intensidade. Nos versículos vv.33 e 34, Jesus tira ele da multidão e o leva à parte, um gesto que diz “eu o valorizo”. Nosso Senhor adapta-se à situação dele: coloca os dedos nos seus ouvidos e toca a sua língua com saliva. Jesus orou por ele e, com um profundo suspiro, expressou sua emoção contra o mal que age no mundo e que destrói a vida. Jesus ordenou: “Efatá!”. Esta não é uma palavra mágica, é aramaico e significa “seja aberto”.

O texto bíblico, Marcos 7.34, diz assim: “Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: ‘Efatá’, que significa ‘abra-se’”.

Há hoje uma profunda necessidade de um “efatá” para o ser humano. Em grande parte, estamos confusos, assustados, brigando uns com os outros, o caminho está difícil de acertar. Dificuldades sempre existiram, mas essa pandemia tornou elas muito mais intensas. O ser humano carece de experimentar este “efatá” que livra e restaura a vida.

Precisamos de um “efatá” no amor ao próximo. Marcas de nosso tempo que deveriam causar em nós um “profundo suspiro” são o individualismo (cada um por si) e a crise ética (importa que eu me dê bem). Isso há tempo já é falado, mas a pandemia tornou isso mais evidente. Também com consequências ainda mais severas. É preciso que sejam abertos nossos olhos e nosso coração para olharmos para o lado e cuidarmos uns dos outros. A vida é dádiva de Deus é deve ser muito bem cuidada. Deveríamos nos identificar mais com estas pessoas que levaram este homem surdo e gago até Jesus. Ele não sabia e não conhecia Jesus, mas teve pessoas que se importaram com ele. O que você pode fazer que mostra que se importa para o bem da vida do próximo?

Interessante que Jesus tirou um tempo para cuidar deste homem. Jesus não mudou! Tem tempo para você. Você é a sua prioridade. E quem é ele para você? Imagine um quadro que está torto na parede. Qual o motivo? Ele não está fixado no centro. A vida fica torta quando o centro está deslocado. Algumas pessoas têm colocado no centro o sucesso e outras a diversão (veja as baladas e aglomerações desnecessárias). E você? O que está no centro de sua vida influencia toda a sua vida. “Efatá” - o centro é Cristo Jesus. É perceber que nestes dias ele continua sendo o Senhor, sua palavra deve ser guardada e vivida por nós. O povo de Deus está aí para promover o que edifica, faz bem. Povo de Deus produz bons frutos. Isso traz equilíbrio para a vida. E precisamos disso.

Como você tem percebido tudo o que está acontecendo? Certamente isso tem nos tocado. Mas não desespere! “Efatá” – “Abre-te”. Ouçamos àquele que até aqui nos guiou e vai à nossa frente. Exercitemos nestes dias o amor ao próximo cuidando uns dos outros e sigamos firmados em Cristo. E confiemos, tudo ficará bem! Aquele que diz “Efatá”, ainda é o Senhor. Ele nos ajuda. Amém.

Oração: Senhor, graças que cuidas de nós. Não precisamos ficar na fila contigo. Abre nossos ouvidos para te ouvirmos e fazermos tua vontade. Estamos num tempo difícil, que mostremos amor no cuidado uns pelos outros. Pedimos pela tua palavra de saúde e cura neste tempo de pandemia. Contigo seguimos. Tu novamente farás que fique bem. Amém”.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br