Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Esperança - Isaías 43.1 - P. Elton Pothin - 25 de agosto de 2021

Oração em tempo de coronavírus

25/08/2021

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus que o criou diz: “não tenha medo, pois Eu o salvarei; Eu o chamei pelo seu nome e você é Meu.” (Isaías 43.1)

Certa vez, uma mulher estava muito triste e desanimada. Havia perdido o emprego. Seu namorado a deixara e ele já estava com outra mulher. “Minha vida é só desgraça!”, se queixava. E, da mesma forma se queixava para Deus pelo sofrimento qual estava passado. Como participava da Igreja e lia o devocionário Castelo Forte, deparou-se com o texto de Isaías acima. E, ao ler o restante do capítulo d3, encontrou as palavras de esperança nos versículos 2 e 3: “Quando você atravessar águas profundas, Eu estarei ao seu lado e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois Eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador.”

Tantas vezes em meu pastorado já me deparei com situações semelhantes às desta mulher. Pessoas com as quais aconteciam uma sucessão de eventos ruins na vida. Desemprego, doença, problemas familiares ou outras coisas ruins aconteciam de uma vez na vida da pessoa. Um após o outro. A pessoa se perguntava: o que mais me falta acontecer? O pensamento e sensação de que Deus nos abandonou se faz presente no coração. Tanto na mulher do relato citado acima como as pessoas que conheci, os maus momentos passaram, a vida voltou a ser boa e a dificuldade foi superada. E, em todos os casos as pessoas buscaram a Deus, tanto para se queixar da sua dificuldade como para pedir a deus forças pra tudo enfrentar e superar. E conseguiram.

Isaías escreve estas palavras de Deus para dar esperança aos exilados na Babilônia. No versículo 5 do mesmo capítulo 43, Deus diz: “Não tenha medo, pois Eu estou com você. Do leste e do oeste levarei o meu povo de volta para o seu país.” Foram muitos anos de exílio. Mas o exílio acabou. O retorno á terra natal aconteceu.

Hoje, estamos vivendo em meio à pandemia da COVID. Em 2020, esperávamos já ter superado a pandemia. Estamos em 2021 e, com a vacinação, já estávamos vendo a pandemia ser vencida. Mas veio uma nova variante e já não sabemos o que acontecerá.

A mulher da história acima e Israel buscaram a Deus. Orar a Deus e buscaram Nele forças para superar a dificuldade. Em meio à pandemia da COVID, muitos fazem o mesmo. Buscam a Deus, se queixam das dificuldades, pedem forças para poder tudo enfrentar e superar. Sejamos nós também como estas pessoas. Com Deus, poderemos suportar as dificuldades. Com Deus, poderemos superar e vencer.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br