Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Não pecar por irritação - Gênesis 4.6-7 - P. Marcos Jair Ebeling - 14 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

13/08/2021

Irmão e irmã, a paz.

O que te leva a pecar?

Vencer o pecado pessoal é uma das grandes lutas da fé. E dar-se conta do que nos leva a cometê-lo é importante modo de evitá-lo.

Em Gênesis 4 temos a história de Caim e Abel. Os dois irmãos fazem uma oferta para Deus. Cada um oferta o que tem de melhor. Mas Deus se agrada mais da oferta de Abel. Caim tem dificuldades com a escolha de Deus. Fica irritado.

Deus percebe a irritação de Caim e então lhe fala:

“Por que você anda irritado? Por que você está com essa cara fechada? Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.” (Gn 4.6-7)

No conselho de Deus parece muito fácil não pecar: basta fazer o que é certo para manter o pecado longe; já a irritação é a porta de entrada do pecado na vida. Por fim Deus recomenda a Caim: controle-se para não pecar.

Faltou a Caim perceber que não é um problema ser preterido. Que o mais importante é fazer a oferta bondosa. Isso é o certo. É a oferta feita que honra a Deus, não o ter feito a oferta que Deus mais gostou. O resultado da oferta feita nós não controlamos. É decisão de Deus.

É aqui entra nosso maior problema. Nós avaliamos muito mais o resultado de uma ação do que o gesto e sua intenção. Resultados insatisfatórios irritam. E quando estamos irritados, irritadas é que cometemos as maiores injustiças contra as pessoas. É nesse momento que rompemos vínculos, falamos o que não edifica, nos tornamos servos do pecado. Foi tomado por profunda irritação e sentindo-se injustiçado diante de Deus que Caim tramou a morte de Abel, seu irmão.

O pecado pessoal, fruto da irritação, nos distancia de Deus, das pessoas, favorece o mal no mundo e nos condena à morte.
Irmão e irmã. Há pecados que não precisam ser cometidos. Um pouco de controle da língua, da soberba, do egoísmo, do que postamos nas redes sociais pode ser o suficiente. Mas quando cometidos, são perdoados pela fé em Cristo mediante confissão, arrependimento ou mesmo por graça divina.

Oremos:

Amado Deus. Dá-nos a força de vida necessária para não pecar. Não permita a ira e o ódio nos afastarem de ti e das pessoas. Faz com que também não irritemos as pessoas, levando-as a pecar contra ti e contra a pessoa próxima. Se pecamos, Senhor, sê tu nossa fonte de perdão. Dá-nos a fé que se arrepende, crê e acolhe o perdão. Por Jesus Cristo, amém.

A bênção de Deus seja com vocês no dia de hoje. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br