Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Quem ama a Deus, ama e faz o bem ao seu próximo - Gênesis 37.14; Filipenses 2.4 - Pastor Eldo Kruger - 01 de março de 2021

Oração em tempo de coronavírus

01/02/2021

Bom dia. Graça e paz.

Hoje vou compartilhar e refletir com vocês os dois textos bíblicos indicados como senhas para o dia de hoje:

• Gênesis 37.14: “Jacó disse a José: Vai lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias”.

• Filipenses 2.4: “Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.
Reflexão:

Jacó teve vários filhos. José era o filho preferido e amado de Jacó, fruto de um grande amor que teve com sua esposa Raquel que havia morrido. Os irmãos de José tinham a função de pastorear pelos campos o rebanho da família, enquanto que José permanecia em casa com o pai e de tempos em tempos tinha a tarefa de ir até os seus irmãos para trazer notícias para o pai, patriarca da família.

Jacó era um pai que se interessava e se preocupava com os seus filhos e os negócios. Como todo bom pai, por não poder acompanhar os filhos no trabalho queria estar sempre bem informado se eles estavam bem, se não estavam precisando de alguma coisa. Foi pensando nisso que enviou seu filho José para ir até seus irmãos e trazer notícias para o pai.

O apóstolo Paulo diz que nós cristãos precisamos ter a mesma atitude de Jacó e de José em relação aos nossos irmãos e irmãs da família da fé. Não sermos egoístas e pensarmos somente em nós, mas nos interessarmos em saber como estão nossos irmãos e irmãs em Cristo. Sermos solidários e nos dispormos a ir até eles como fez José em relação aos seus irmãos e ajudá-los caso estiverem passando por tribulações e sofrimentos, algum problema de saúde, problema no trabalho, desemprego, conflito no casamento ou na família, problemas financeiros, etc.

Em 1 Coríntios 12 o apóstolo Paulo diz que a família da fé é como um “corpo com muitos membros, se uma parte do corpo sofre, todos sofrem com ele”. Essa imagem e ensino vale para a relação entre cristãos e também para nossa relação com todas as pessoas, a família e familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc. Estou certo de que na medida em que nos interessarmos e cuidarmos uns dos outros todos são beneficiados por essa rede de apoio. Temos aprendido e experimentado isso nesse um ano de pandemia da Covid 19.

Querido irmão, querida irmã. Quem ama a Deus, ama e faz o bem ao seu próximo. É uma pessoa solidária, voluntária e prestativa, uma pessoa que pensa nos outros e que se dispõe a ajudar sempre que for necessário e possível. Quem ama a Deus é uma bênção na vida dos outros; na família, como foi o caso de José; na igreja como propõe o apóstolo Paulo, mas também no trabalho e na sociedade em geral. Que assim seja. Amém!

• Oração: “Dá que permaneçamos fielmente unidos, que em amor também os outros vejamos, que a paz de Deus repouse sobre nós e nós em graça cresçamos. Outrora tua obra iniciou por amor, leva o teu plano assim ao destino. Nós cremos sem vacilar, que nada poderá impedir-te de realiza-lo”.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br