Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! - Ezequiel 3.27 - P. Rolf Rieck - 18 de outubro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

18/10/2021

 

“Onde dois ou três me invocam ao orar, ali estarei”, diz Jesus (Mt 18.20).

Deus Criador, Jesus Salvador e o Espírito Santo Consolador deixam-se encontrar onde pessoas se reúnem em seu nome, como aqui, mesmo que distanciados. Bem vindas/os.

Quase desde o início da pandemia do COVID-19 o Sínodo Sudeste tem nos convidado para este momento de oração. Orar é dialogar com Deus. No diálogo, evidentemente, um fala e outro ouve. Depois o outro ouve, enquanto o primeiro fala. Ao concluir algumas parábolas, Jesus repete esta expressão aos que o ouviam: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. É um provérbio que os ouvintes acolhiam como palavra que estaria encerrando o ensino proferido. Temos exemplos em Mateus 11.15; 13.9, 43 e Marcos 4.9, 23.

Moisés se refere ao povo que não faz questão de ouvir a vontade divina: “ah, se todo povo profetizasse”. Profetas anunciam ao povo a vontade de Deus. O resto é com o povo. Se o povo vai dar ouvidos ou não, isto é outro problema, no entanto a mensagem precisa ser anunciada. Diz o profeta Ezequiel: Mas, quando eu falar com você, abrirei sua boca e você lhes dirá: ‘Assim diz o Soberano, o SENHOR’. Quem quiser ouvir ouça, e quem não quiser não ouça; pois são uma nação rebelde. (Ezequiel 3.27).

Certamente temos muito a ouvir, para depois poder falar. Sugiro aqui alguns passos para uma audição ativa. 1) Ouvir significa acalmar seus próprios medos para que você não faça julgamentos precipitados sobre o que está sendo dito a você. 2) Ouvir significa dedicar seu tempo a outra pessoa e prestar total atenção. Não deixe sua mente vagar para suas próprias preocupações pessoais. Mantenha o foco. 3) Ouvir significa prestar muita atenção enquanto seu interlocutor inventa uma solução para o seu problema. A solução deles é a única que tem chance real de funcionar”, segundo pensam. 4) Nunca seja confrontador e não discuta. Você pode ouvir e não precisa fazer questão para que suas próprias opiniões sejam ouvidas. Se você reagir com um “Diga-me mais”, vai inspirar confiança. As pessoas que lutam para encontrar uma maneira de viver com sua dor precisam ser ouvidas, às vezes muitas vezes e por horas a fio. A escuta ativa os ajuda a encontrar uma maneira de continuar vivendo. 5) Termine com uma oração, mostrando ao seu interlocutor que Deus também quer ouvir dos seus problemas.

Oramos: Agradecemos, Senhor, por ouvires a nossa oração. Dá a nós ouvidos abertos para compreender as dores das pessoas que caminham conosco. Intercedemos, nosso Deus, por todos os teus filhos e as tuas filhas, para que a semente do escutar com paciência cresça, floresça e se multiplique, e assim o mundo experimente o verdadeiro bem-estar. Ainda, Senhor, que pela presença do Espírito Santo, não tenhamos atitudes, costumes, manias e outras coisas que promovem a discórdia. Que sejam transformados em sinais do teu Reino. Queremos ouvir a tua voz, Senhor, para agir como pessoas motivadas pela Tua vontade. Amém.

Bênção: Deus de poder, que a ousadia de teu Espírito nos transforme; que a doçura de teu Espírito nos dirija; que os dons de teu Espírito nos capacitem para servir-te e adorar-te, agora e sempre. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br