Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Tempo da Criação 2021 - Ministro Candidato Éder Beling - 14 de setembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

14/09/2021

Todos os anos, de 1º de setembro a 4 de outubro, a família cristã se une para esta celebração mundial de oração e ação pela proteção da nossa casa comum.

Como seguidores e seguidoras de Cristo, de todos os cantos do mundo, partilhamos um papel comum de guardiões e guardiãs da Criação de Deus. Percebemos que nosso bem-estar está interligado com o bem-estar da Criação. Nós nos alegramos com esta oportunidade de cuidar de nossa casa comum e de nossas irmãs e irmãos que nela habitam.

A cada ano, o comitê diretivo ecumênico que organiza este Guia de Celebração propõe um tema para o Tempo da Criação. O tema de 2021 é Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus.

O salmista proclama “ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém.” Há duas declarações de fé no centro deste versículo. A primeira é que toda criatura pertence à comunidade da Terra. A segunda é que a comunidade inteira pertence ao Criador. Uma palavra grega para essa comunidade da Terra é oikos. Oikos é a raiz da palavra oikoumene, ou ecumênico, que descreve a nossa ‘casa comum’. Nossa casa comum, a Terra, pertence a Deus, e cada criatura amada pertence a esse oikos comum.

Enraizando nosso tema no conceito de oikos, destacamos a teia integral das relações que sustentam o bem-estar da Terra. A palavra ecologia (oikologia) descreve a ciência que estuda as relações entre animais, plantas, organismos não-sencientes e minerais, cada um com uma função vital para manter o equilíbrio desta comunidade amada. Cada ser criado é importante e contribui para a saúde e resiliência do ecossistema em que vive com sua biodiversidade. Os seres humanos pertencem à relação correta dentro dessa comunidade da Terra. Somos feitos de matéria da Terra e somos dependentes uns dos outros e do que o solo produz.

As relações humanas também têm um significado ecológico. Relações econômicas (oikonomia), sociais e políticas afetam o equilíbrio da Criação. Tudo que fabricamos, usamos e produzimos tem sua origem na Terra, seja de minerais, plantas ou animais. Nossos hábitos de consumo de energia e bens afetam a resiliência dos sistemas planetários e a capacidade da Terra de curar a si mesma e sustentar a vida. As relações políticas e econômicas têm efeitos diretos na família humana e nos membros “mais que humanos” do oikos de Deus. Gênesis 2:15 nos lembra que dentre as co-criaturas, Deus deu aos humanos uma vocação especial de cultivar e guardar o oikos de Deus.

Extrato do texto elaborado para a Campanha Tempo da Criação de 2021. Disponível em: tempodacriacao.org. Acesso em: 01 set. 2021.

Veja os vídeos da campanha em: Movimento Laudato Si' (PT)

Acesse: www.tempodacriacao.org

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br